Prefeitura decreta estado de calamidade p√ļblica em Porto Alegre

Julio Ferreira / PMPA
Desenvolvimento Social
Mais de 300 pessoas est√£o em abrigos tempor√°rios da prefeitura

A prefeitura decretou na noite desta quinta-feira, 2, estado de calamidade p√ļblica em Porto Alegre. O instrumento classifica o desastre como de grande intensidade (n√≠vel III), levando em considera√ß√£o os par√Ęmetros estabelecidos pela portaria n¬ļ 260/2022 do Minist√©rio de Desenvolvimento Regional.

Na prática, o decreto - baseado em pareceres da Defesa Civil Municipal, Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e no decreto estadual 57.596 - autoriza a administração a empregar todos os recursos e voluntários na assistência à população e restabelecimento de serviços.

A Defesa Civil de Porto Alegre divulgou um novo alerta nesta quinta-feira, indicando a possibilidade de continuidade das chuvas extremas at√© o meio-dia de segunda-feira, 6. Solicita√ß√Ķes emergenciais devem ser feitas por meio do telefone 199, ou junto ao Corpo de Bombeiros (193).

"Estamos atuantes de forma ininterrupta em toda a cidade,¬†mas pedimos aten√ß√£o especial da¬†popula√ß√£o do Centro Hist√≥rico e 4¬ļ Distrito. Evitem deslocamentos. O Gua√≠ba est√° avan√ßando e, apesar do fechamento das comportas do Cais Mau√°, h√° a possibilidade de¬†alagamentos nesta √°rea" - Prefeito Sebasti√£o Melo.

Acolhimento - A Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) registra 304 pessoas acolhidas nos abrigos temporários. Destas, 238 estão no Pepsi On Stage - local que concentra, especialmente, a população da região das Ilhas. O Centro Social Padre Pedro Leonardi, na Restinga, recebe 46 pessoas, enquanto o Clube dos Correios, na Ponta Grossa, atende 20.

Mobilidade -¬†Os agentes da Empresa P√ļblica de Transporte e Circula√ß√£o (EPTC) trabalham no atendimento de 17 ocorr√™ncias - sendo seis bloqueios totais e seis parciais de ruas e avenidas. A orienta√ß√£o √© que a popula√ß√£o evite deslocamentos desnecess√°rios. O √≥rg√£o publica atualiza√ß√Ķes em tempo real no X, o antigo Twitter.

Educação - A Secretaria Municipal de Educação (Smed) informa que as aulas nas escolas da rede municipal permanecerão suspensas nesta sexta-feira, 3. Será mantido o regime de plantão para acolhimento de alunos que necessitarem.

Sa√ļde -¬†Ao todo, 31 servi√ßos de sa√ļde foram impactados pela chuva e eleva√ß√£o do Gua√≠ba nesta quinta. Destes, dez interromperam as atividades e 21 operaram com restri√ß√Ķes. A equipe do Servi√ßo de Atendimento M√≥vel de Urg√™ncia (Samu) presta¬†apoio √† Pol√≠cia Rodovi√°ria Federal (PRF) nos resgates aerom√©dicos √†s v√≠timas das enchentes.

Doa√ß√Ķes - A prefeitura recebe doa√ß√Ķes de itens de cama (colch√Ķes e len√ß√≥is de solteiro, fronhas), roupas e cal√ßados infantis, produtos de higiene e limpeza (sabonetes, escova e pasta de dente, papel higi√™nico, shampoo, toalhas de banho), √°gua, copos pl√°sticos e pacotes de ra√ß√£o para c√£es e gatos. Os itens podem ser entregues em, ao menos, oito¬†locais da cidade. Os endere√ßos podem ser conferidos no link.

Nível do Guaíba - 3,37 metros
Cota de alerta: 2,50 metros
Cota de inundação: 3 metros
Medição das 18h15 desta quinta-feira, 2