Prefeitura decreta estado de calamidade pública em Porto Alegre

02/05/2024 19:49
Julio Ferreira / PMPA
Desenvolvimento Social
Mais de 300 pessoas estão em abrigos temporários da prefeitura

A prefeitura decretou na noite desta quinta-feira, 2, estado de calamidade pública em Porto Alegre. O instrumento classifica o desastre como de grande intensidade (nível III), levando em consideração os parâmetros estabelecidos pela portaria nº 260/2022 do Ministério de Desenvolvimento Regional.

Na prática, o decreto - baseado em pareceres da Defesa Civil Municipal, Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e no decreto estadual 57.596 - autoriza a administração a empregar todos os recursos e voluntários na assistência à população e restabelecimento de serviços.

A Defesa Civil de Porto Alegre divulgou um novo alerta nesta quinta-feira, indicando a possibilidade de continuidade das chuvas extremas até o meio-dia de segunda-feira, 6. Solicitações emergenciais devem ser feitas por meio do telefone 199, ou junto ao Corpo de Bombeiros (193).

"Estamos atuantes de forma ininterrupta em toda a cidade, mas pedimos atenção especial da população do Centro Histórico e 4º Distrito. Evitem deslocamentos. O Guaíba está avançando e, apesar do fechamento das comportas do Cais Mauá, há a possibilidade de alagamentos nesta área" - Prefeito Sebastião Melo.

Acolhimento - A Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) registra 304 pessoas acolhidas nos abrigos temporários. Destas, 238 estão no Pepsi On Stage - local que concentra, especialmente, a população da região das Ilhas. O Centro Social Padre Pedro Leonardi, na Restinga, recebe 46 pessoas, enquanto o Clube dos Correios, na Ponta Grossa, atende 20.

Mobilidade - Os agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) trabalham no atendimento de 17 ocorrências - sendo seis bloqueios totais e seis parciais de ruas e avenidas. A orientação é que a população evite deslocamentos desnecessários. O órgão publica atualizações em tempo real no X, o antigo Twitter.

Educação - A Secretaria Municipal de Educação (Smed) informa que as aulas nas escolas da rede municipal permanecerão suspensas nesta sexta-feira, 3. Será mantido o regime de plantão para acolhimento de alunos que necessitarem.

Saúde - Ao todo, 31 serviços de saúde foram impactados pela chuva e elevação do Guaíba nesta quinta. Destes, dez interromperam as atividades e 21 operaram com restrições. A equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) presta apoio à Polícia Rodoviária Federal (PRF) nos resgates aeromédicos às vítimas das enchentes.

Doações - A prefeitura recebe doações de itens de cama (colchões e lençóis de solteiro, fronhas), roupas e calçados infantis, produtos de higiene e limpeza (sabonetes, escova e pasta de dente, papel higiênico, shampoo, toalhas de banho), água, copos plásticos e pacotes de ração para cães e gatos. Os itens podem ser entregues em, ao menos, oito locais da cidade. Os endereços podem ser conferidos no link.

Nível do Guaíba - 3,37 metros
Cota de alerta: 2,50 metros
Cota de inundação: 3 metros
Medição das 18h15 desta quinta-feira, 2

Leia mais:
Saiba onde fazer doações para as vítimas das chuvas
Abrigos temporários da prefeitura acolhem mais de 100 pessoas
Prefeitura antecipa entrega de caminhonetes para ações em áreas de alagamento
EPTC auxilia motoristas a recuperar placas perdidas no temporal
Chuva afeta serviços de saúde na Capital
Capital disponibiliza três abrigos temporários para acolher desabrigados pela chuva
Prefeitura determina fechamento de comportas do Cais Mauá e decreta situação de emergência
Prefeitura mantém equipes mobilizadas no atendimento às ocorrências da chuva
Prefeitura reforça ações de orientação nas áreas de risco para deslizamento
Equipes da prefeitura estão nas ruas para atendimento de ocorrências devido à chuva
Defesa Civil alerta para possibilidade de grandes acumulados de chuva nos próximos dias

Aristoteles Junior

Lissandra Mendonça