Prefeitura de Porto Alegre dá início aos seminários de transição

15/12/2020 14:04

A prefeitura deu início nesta terça-feira, 15, aos seminários setorizados por áreas de atuação para o processo de transição da atual gestão para a equipe designada pelo prefeito eleito Sebastião Melo. A abertura foi realizada pelo secretário municipal de Relações Institucionais e coordenador da transição do governo atual, Christian Lemos, no auditório do 14º andar da rua Siqueira Campos, 1300. À tarde é a vez das pastas da Segurança, Infraestrutura e Mobilidade e Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae).

Lemos ressaltou a transparência da atual gestão em passar todos os dados para o novo governo municipal de forma aberta, com transmissão ao vivo para que fosse acompanhada pelo público, pela imprensa e por todas as entidades interessadas. As reuniões de trabalho são transmitidas online pela página do Facebook da prefeitura.

A manhã foi dedicada às ações do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus e da Secretaria Municipal de Saúde. O secretário municipal de Saúde, Pablo Stürmer, apresentou a estratégia de testagem e lembrou que Porto Alegre já realizou mais de 260 mil testes. Stürmer também falou sobre ampliação e organização da rede assistencial, garantia de insumos e as decisões integradas por meio do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, instalado em março, e que dialoga constantemente com a sociedade.

Segundo Stürmer, a ampliação da rede pública de saúde se deu com abertura de seis tendas exclusivas para atendimento e aumento no número de leitos de UTI e enfermaria com as estruturas já existentes. Na enfermaria, são 66 leitos na Associação Hospitalar Vila Nova e 60 novos no Hospital Independência. Os leitos de UTI foram ampliados em 304 em diversos hospitais.

“Se tivéssemos que escolher um único indicador para avaliar o impacto de uma pandemia na saúde da população seria o excesso de óbitos. Entre as capitais com mais de 1 milhão de habitantes, Porto Alegre é que a menos registrou mortes na comparação entre 2019 e 2020, resultado que mostra as escolhas acertadas de gestão”, afirma o secretário.

Também presente no seminário, o secretário-adjunto da Saúde, Natan Katz, destaca que desde 2018 a prefeitura monitora todos os leitos, por meio do Sistema de Gerenciamento de Internações (Gerint), o que auxilia na tomada de decisões. Outra iniciativa durante a pandemia foi o desenvolvimento de painéis de dados, que colocam a capital gaúcha como a 3ª em índice de transparência no país.

Em um segundo momento da manhã, foram abordadas ações da Secretaria de Saúde, como ampliação das equipes de atenção primária (cobertura subiu de 56% para 75%), redução da fila de espera por consultas, contratualizações, integração de dados e informatização. Hoje, a população conta com oito unidades de saúde com atendimento até as 22h e 35 unidades abertas 12 horas por dia de forma ininterrupta.

“Nestes quatros anos tivemos uma expansão importante da Atenção Primária. Isso evitou uma emergência superlotada. Permitiu que todo mundo fosse atendido sem colapso do sistema”, afirma o secretário-adjunto.

Os secretários ainda mostraram os resultados na saúde mental, como o primeiro CAPS IV do Brasil 24 horas, três novos CAPS AD ampliados, quatro novos serviços de residencial terapêutico e novos leitos no Hospital Santa Ana.

Leia mais:

Acesse o balanço da Secretaria Municipal de Saúde.
Acesse o balanço do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus.

Para mais informações sobre o coronavírus, clique aqui.
Veja aqui as últimas notícias sobre a pandemia.

Lissandra Mendonça

Fabiana Kloeckner

Acompanhe a prefeitura nas redes