Prefeitura concentra atendimento aos atingidos pela enchente em dois abrigos

25/11/2023 08:09
Cesar Lopes / PMPA
Executivo
Melo determinou que a entrega de donativos e os atendimentos nas Ilhas continuem fim de semana

Em reunião com o gabinete de crise nessa sexta-feira, 24, realizada no Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic-POA), o prefeito Sebastião Melo reforçou a mobilização para o atendimento às vítimas das enchentes, a maior parte na Região das Ilhas. Donativos como água, alimentos, material de limpeza e de higienes continuarão sendo distribuídos durante o fim de semana.

Com a saída gradual de algumas famílias, o abrigo emergencial do 9º BPM foi desmobilizado e as pessoas remanescentes transferidas para a Casa do Gaúcho (108 acolhidos), que agora concentra os atendimentos, juntamente com o Ginásio do Demhab (79). No total, são 187 pessoas abrigadas.

Donativos - Durante o fim de semana, os donativos podem ser entregues no Shopping Total - loja 1019 - Espaço Solidário, na avenida Cristóvão Colombo, 545, bairro Floresta. São solicitados água, kits de higiene e de limpeza, além de alimentos não perecíveis.

Ação da Mobilidade – Na tarde desta sexta-feira, 24, a Secretaria Municipal de Mobilidade, Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e o Consórcio Mob - composto pelas empresas Navegantes, Nortran e Sopal - entregaram doações na Ilha da Pintada.

As cestas básicas, kits de higiene e garrafas de água mineral foram recebidas pela conselheira do Orçamento Participativo da região das Ilhas, Beatriz Gonçalves Pereira, que irá fazer a distribuição aos moradores.

Nível do Guaíba

Cais Mauá
Atual: 2,73m

Cota de Alerta: 2,5m
Cota de Inundação: 3m

Sistema atualizado às 17h. Pico foi de 3,46m na manhã de terça-feira.

Defesa Civil - A Defesa Civil Municipal dedicou a sexta-feira à distribuição de donativos - como alimentos, roupas e água potável - na região das ilhas.

Assistência Social - O abrigo provisório montado na sede do 9o Batalhão de Polícia Militar (9BPM) foi desativado na tarde desta sexta-feira. Com isso, duas estruturas permanecem em funcionamento: Ginásio do Demhab (79 acolhidos) e Casa do Gaúcho (108). São 187 abrigadas.

Saúde - Equipes especializadas em saúde mental realizaram, nesta sexta-feira, o atendimento à população atingida pelas enchentes. Os abrigos provisórios administrados pela Fasc estão sendo assistidos, também, por médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem.

Água e Esgotos - A Estação de Tratamento de Água (ETA) Ilhas voltou a funcionar, garantindo o abastecimento do bairro Arquipélago. Os caminhões-pipa seguem circulando na região, como medida complementar.

Ceic-POA - A sala de situação do Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic-POA) permanece mobilizada no acompanhamento das demandas relacionadas à situação climática.

Leia mais:
Saúde mobiliza atendimento psicológico à população atingida pela enchente
Prefeitura resgata mais de duas mil pessoas na região das Ilhas
Prefeitura reabre quatro comportas após redução do nível do Guaíba
Prefeitura reforça pedido por donativos para os atingidos pelas enchentes
Melo garante que prioridade é atender as famílias atingidas pela enchente
Prefeito determina abertura de terceiro abrigo emergencial para atingidos pela enchente
Melo decreta situação de emergência em razão das enchentes
Melo determina reforço das ações de apoio à população atingida pelas enchentes
Prefeitura inicia fechamento preventivo das comportas após elevação do nível do Guaíba
Prefeitura abre Ginásio do Demhab como abrigo emergencial devido à elevação do Guaíba
Prefeitura faz reunião para antecipar ações emergenciais devido à elevação do Guaíba
Prefeitura monitora possível elevação do nível do Guaíba devido às chuvas
Prefeitura mantém equipes mobilizadas para atender ocorrências devido à chuva

  

 

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes