Prefeitura certifica primeiras empresas de tecnologia beneficiadas com o programa Creative

25/10/2021 19:18
Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Prefeito Sebastião Melo destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento da cidade

Os primeiros resultados do Programa Creative, que permite empresas de alta tecnologia se instalarem no município com benefícios fiscais, foi apresentado nesta segunda-feira, 25, no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael. A iniciativa é uma ação da prefeitura para a retomada econômica e tem como objetivo apoiar a criação e atração de negócios inovadores para a Capital com redução da alíquota de Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), de 5% para 2%.

O prefeito Sebastião Melo destacou a importância do programa para o desenvolvimento da cidade. “Estamos convencidos de que qualquer economia que queira ser protagonista precisa de inovação. Porto Alegre tem acúmulo neste setor e vamos trabalhar para fortalecer essa cultura, neste programa que tem muito critério para avançarmos de forma sólida”, afirmou o prefeito.

O vice-prefeito Ricardo Gomes disse que o projeto faz parte da compromisso dessa gestão de não aumentar impostos e incentivar o empreendedorismo. "Queremos colocar Porto Alegre no mapa da inovação e, por isso, a redução do imposto é um importante atrativo para a Capital”, ressaltou.

O Creative é voltado para empresas de base tecnológica, negócios inovadores e instituições de ciência e tecnologia que estejam desenvolvendo processos, serviços, produtos e atividades inovadoras. O secretário municipal da Inovação, Alexandre Borck, disse que Creative é resultado de um trabalho conjunto da gestão. "Em março fizemos o lançamento do projeto e o construímos com a participação de todos, entre eles, a Fazenda, Desenvolvimento Econômico e Procempa", afirmou.

O coordenador do Pacto Alegre, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, salienta que o Creative é uma iniciativa fundamental para estimular e valorizar as empresas inovadoras a se desenvolver ou escolher atuar em Porto Alegre. Na ocasião, foram entregues os primeiros certificados às 
três empresas selecionadas pelo colegiado da prefeitura por terem produtos ou serviços considerados atividades tecnológicas inovadoras. 

Empresas certificadas com o Creative:

Juntos Somos+: desenvolvimento e gerenciamento de programa de fidelização, apoiado por plataforma tecnológica digital que agrega suporte técnico de orçamentação, simulação, gestão de estoques, logística, aproximação de oferta e demanda de mão de obra especializada, capacitação de profissionais e a formação de uma rede de fornecedores, varejistas, vendedores, profissionais técnicos e clientes do setor de bens e serviços para construção civil.

Delta Global Serviços e Tecnologia: transforma produtos e serviços tradicionais do mercado desenvolvendo soluções em tecnologia.

WOW Aceleradora de Startups: potencializa pessoas e negócios inovadores que transformam a realidade, além da inovação em modelo de negócios, separando interesse do investidor da prestação de serviços.

Os empresários Filipe Garcia (Wow), Nicolas Galvão e Marcos Azambuja (Delta Global), e Nicolas Vingilis e Victoria Brunetta (Juntos Somos+) agradeceram os certificados e elogiaram a agilidade com que a prefeitura tirou o projeto do papel. "Esta redução tributária dada às empresas irá gerar renda, empregos, desenvolvimento e irá beneficiar toda a cidade", afirmaram os empreendedores.

Inscrições - Para participar, a empresa ou instituição interessada necessita apresentar um projeto de inovação, descrevendo seu modelo de negócio e apontando as características inovadoras de sua atuação. Além disso, necessita estar em dia com a Receita Municipal. Os interessados devem acessar o site www.prefeitura.poa.br/creative e preencher o formulário de cadastramento, anexando o projeto de inovação. Para facilitar o acesso, foi gerado um QR-Code que direciona diretamente para a página.

Participaram do evento os secretários municipais da Fazenda, Rodrigo Fantinel; do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo Lorenzoni; o adjunto Vicente Perrone; o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Leo Voigt; a diretora da Procempa, Letícia Batistella; o secretário municipal de Comunicação, Luiz Otávio Prates; o secretário extraordinário dos 250 anos de Porto Alegre, Rogério Beidack; e o vereador Felipe Camozzato.

Ivani Schütz

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes