Prefeitura assina pacto de governança com moradores da Vila Ecológica

12/03/2022 15:06
Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Prefeito Sebastião Melo, secretários e gestores participaram de nova edição do projeto Mais Comunidade

Os moradores da Vila Ecológica, da Região Cristal do Orçamento Participativo (OP), receberam na manhã deste sábado, 12, o prefeito Sebastião Melo, secretários municipais, gestores e técnicos de diversas áreas para mais uma edição do Mais Comunidade. Organizada pela prefeitura, a iniciativa tem o propósito de promover integração com a comunidade, averiguar demandas e entregar serviços realizados.

Com início às 9h, foram percorridas diversas ruas sendo verificados os serviços executados pelas Secretarias Municipais de Serviços Urbanos (Smsurb), Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), Transparência e Controladoria (SMTC) e Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU).

Após o percurso pelas ruas Pinheiro, Seis, Flórida e Pinguim, a comitiva retornou ao ponto de partida, a Praça Alameda Cristal, defronte ao Cras Cristal, onde o secretário de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo deu início à solenidade, chamando o conselheiro do OP da região Cristal e prefeito de praça, Leonardo Duarte da Silva. Ele destacou a atuação dos gestores da subprefeitura Cristal no encaminhamento das necessidades da região e comemorou pelo asfalto em diversas ruas da Vila Ecológica e também pelo serviço de limpeza urbana, enfatizando que a população precisa ser parceira para conter o acúmulo de resíduos.

Em resposta, o prefeito Sebastião Melo lembrou a importância da corresponsabilidade entre o poder público e o cidadão. "A primeira mudança tem de ser nas nossas mentes. O espaço público é o que há de mais belo numa cidade, mas precisa ser cuidado por todos. O desafio é a comunidade se comprometer a não  jogar mais lixo em local irregular. Os problemas e as soluções estão nos municípios", diz o prefeito.

Foi disponibilizado no local serviço de atendimento à população com registro das demandas no 156. A unidade móvel do Procon também estava na Vila Ecológica atendendo os consumidores.

No final, prefeito, secretários e comunidade assinaram o Pacto de Governança da Vila Ecológica,  reforçando o compromisso de compartilhar a responsabilidade nos cuidados com os locais que foram revitalizados.

Participaram da agenda a conselheira do OP da região Cristal, Jurema Barbosa, e o prefeito da Praça Alameda Cristal, Diogo Poncio, entre outras lideranças; os secretários da Smsurb, Marcos Felipi, titular, e Vitorino Bassegio, adjunto; de Comunicação, Luiz Otávio Prates; o diretor do DMLU, Paulo Marques; o diretor do Departamento Municipal de Água e Esgotos, Alexandre Garcia, os secretários adjuntos de Governança Local e Coordenação Política, Luciano Marcantônio; de Segurança, Gelson Guarda; o vice-presidente da Fasc, Cristiano Roratto; a gerente dos Prefeitos de Praça, Regina Machado; a vereadora Cláudia Araújo e o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional - Iphan - RS, Leonardo Maricato.

Pela Governança, secretaria responsável pela realização do Mais Comunidade, além dos secretários, participaram o diretor de Articulação, Djedah Lisboa, o diretor de Participação Cidadã, Lucas Vasconcellos, o coordenador das subprefeituras, Pingo Vilar, o secretário Executivo do Conselho do OP (COP), Elton Fraga, o gestor da Subprefeitura da região Cristal, Mauricio Melo, e a chefe de Democracia Participativa Local, Priscila Mello.

 

Indaiá Dillenburg

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes