Prefeitura assina compromisso mundial em defesa do clima

11/05/2022 13:32
Giulian Serafim / PMPA
TURISMO
Capital formalizou adesão durante participação em congresso mundial

Porto Alegre formalizou a adesão ao Compromisso de Malmö nesta quarta-feira, 11, durante a participação do prefeito Sebastião Melo e do secretário municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm, no Congresso Mundial do Iclei (Governos Locais para a Sustentabilidade), na cidade sueca. Gestores municipais de diferentes continentes foram recebidos pela prefeita de Malmö, Katrin Stjernfeldt Jammeh. ,

O documento reúne governos locais e regionais que se comprometem a dar uma resposta global aos desafios de hoje, com incentivo a práticas sustentáveis, inovação, participação e inclusão na formulação de políticas para enfrentar a grave crise climática.

“Os desafios climáticos são graves e reais no mundo todo. Aderir ao compromisso significa que faremos parte efetiva de uma grande rede que dará instrumentos para desenvolvermos projetos sustentáveis e avançar de fato em Porto Alegre” - Prefeito Sebastião Melo.

“Com a assinatura, passamos a ter acesso a ferramentas, recursos e boas práticas que apoiam o planejamento e a implementação do desenvolvimento sustentável na nossa cidade. Além de todos os projetos que já desenvolvemos, como terrários urbanos, rooftops sustentáveis, vamos acompanhar em tempo real o que o mundo está fazendo de melhor pelo clima e assim poderemos adaptar para a nossa realidade”, explica o secretário Germano Bremm.

O Compromisso de Malmö é um acordo criado pelo Iclei, uma rede global de mais de 2,5 mil governos locais e regionais comprometidos com o desenvolvimento urbano sustentável. Ativo em mais de 125 países, é um instrumento de divulgação e fortalecimento de políticas de sustentabilidade. O principal foco do documento é incorporar a equidade social no centro das iniciativas sustentáveis.

​​“O compromisso aborda o fato de que as crises do clima e da natureza afetaram profundamente componentes sociais. Sem reconhecer e focar ativamente nesses componentes, soluções de sustentabilidade podem aumentar ainda mais as desigualdades sociais”, afirma a diretora de Políticas e Projetos de Sustentabilidade da Smamus, Rovana Reale Bortolini. Os resultados serão apresentados no próximo Congresso Mundial do Iclei, em 2024.

Além da Capital, também aderiram ao compromisso de Malmö a Área Metropolitana del Valle de Aburrá, Manizales, Recife e Santa Fé.

Missão - O prefeito realiza a segunda missão internacional, na Dinamarca e na Suécia, em busca de projetos sustentáveis que possam ser replicados na capital gaúcha para cumprir o compromisso firmado na Cúpula Mundial do Clima, em Glasgow no ano passado, de reduzir as emissões de carbono em 50% até 2030 e zerar até 2050. A programação do Congresso Mundial do Iclei segue nesta quinta-feira, 12.

 

Carolina Seeguer e Carla Bisol

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes