Prefeitura assina compromisso mundial em defesa do clima

11/05/2022 13:32
Giulian Serafim / PMPA
Capital formalizou adesão durante participação em congresso mundial

Porto Alegre formalizou a adesão ao Compromisso de Malmö nesta quarta-feira, 11, durante a participação do prefeito Sebastião Melo e do secretário municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm, no Congresso Mundial do Iclei (Governos Locais para a Sustentabilidade), na cidade sueca. Gestores municipais de diferentes continentes foram recebidos pela prefeita de Malmö, Katrin Stjernfeldt Jammeh. ,

O documento re√ļne governos locais e regionais que se comprometem a dar uma resposta global aos desafios de hoje, com incentivo a pr√°ticas sustent√°veis, inova√ß√£o, participa√ß√£o e inclus√£o na formula√ß√£o de pol√≠ticas para enfrentar a grave crise clim√°tica.

‚ÄúOs desafios clim√°ticos s√£o graves e reais no mundo todo. Aderir ao compromisso significa que faremos parte efetiva de uma grande rede que dar√° instrumentos para desenvolvermos projetos sustent√°veis e avan√ßar de fato em Porto Alegre‚ÄĚ - Prefeito Sebasti√£o Melo.

‚ÄúCom a assinatura, passamos a ter acesso a ferramentas, recursos e boas pr√°ticas que apoiam o planejamento e a implementa√ß√£o do desenvolvimento sustent√°vel na nossa cidade. Al√©m de todos os projetos que j√° desenvolvemos, como terr√°rios urbanos, rooftops sustent√°veis, vamos acompanhar em tempo real o que o mundo est√° fazendo de melhor pelo clima e assim¬†poderemos adaptar para a nossa realidade‚ÄĚ, explica o secret√°rio Germano Bremm.

O Compromisso de Malmö é um acordo criado pelo Iclei, uma rede global de mais de 2,5 mil governos locais e regionais comprometidos com o desenvolvimento urbano sustentável. Ativo em mais de 125 países, é um instrumento de divulgação e fortalecimento de políticas de sustentabilidade. O principal foco do documento é incorporar a equidade social no centro das iniciativas sustentáveis.

‚Äč‚Äč‚ÄúO compromisso aborda o fato de que as crises do clima e da natureza afetaram profundamente componentes sociais. Sem reconhecer e focar ativamente nesses componentes, solu√ß√Ķes de sustentabilidade podem aumentar ainda mais as desigualdades sociais‚ÄĚ, afirma a diretora de Pol√≠ticas e Projetos de Sustentabilidade da Smamus, Rovana Reale Bortolini. Os resultados ser√£o apresentados no pr√≥ximo Congresso Mundial do Iclei, em 2024.

Al√©m da Capital, tamb√©m aderiram ao compromisso de Malm√∂ a √Ārea Metropolitana del Valle de Aburr√°, Manizales, Recife e Santa F√©.

Miss√£o¬†- O prefeito realiza a segunda miss√£o internacional, na Dinamarca e na Su√©cia, em busca de projetos sustent√°veis que possam ser replicados na capital ga√ļcha para cumprir o compromisso firmado na C√ļpula Mundial do Clima, em Glasgow no ano passado, de reduzir as emiss√Ķes de carbono em 50% at√© 2030 e zerar at√© 2050. A programa√ß√£o do Congresso Mundial do Iclei segue¬†nesta quinta-feira, 12.

Carolina Seeguer e Carla Bisol

Lissandra Mendonça