Prefeitura adota novas medidas para eventos de São Patrício

11/03/2020 16:13
Eduardo Beleske/PMPA
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Objetivo é garantir que o número de participantes não ultrapasse a previsão de 3 mil pessoas

A Prefeitura de Porto Alegre adotou novas medidas de apoio e restrição aos eventos do Dia de São Patrício, conhecido como Saint Patrick’s Day. As decisões atendem a recomendações da Guarda Municipal e da Brigada Militar, e solicitações de moradores e comerciantes. A primeira delas diz respeito ao bairro Cidade Baixa, onde, até o final de março, estão proibidos eventos em espaços públicos no quadrilátero das avenidas Venâncio Aires, Loureiro da Silva, João Pessoa e rua João Alfredo. Poderão ocorrer somente em estabelecimentos fechados, com alvará de funcionamento e localização. A medida também abrange qualquer evento sem relação direta com o festejo irlandês.

Já no bairro Moinhos de Vento, que recebe o maior fluxo de adeptos de São Patrício, os eventos ocorrerão normalmente. Porém, a aprovação do maior deles, na Padre Chagas, será condicionada ao controle de acesso à rua (cruzamentos com a Fernando Gomes e Hilário Ribeiro). O objetivo é garantir que o público fique dentro da estimativa de até 3 mil pessoas. 

Os proponentes ainda serão responsáveis pela limpeza da via. Mesmo assim, os serviços do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e Guarda Municipal estarão no local para assegurar a ordem, a limpeza e orientar sobre desvios e bloqueios de trânsito. Fiscais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) coibirão o comércio irregular.

  

 

Andreas Müller e Gonçalo Valduga

Rui Felten