Prefeitos pedem à União recursos para manter transporte coletivo

23/08/2023 17:24
Mateus Raugust/ PMPA
Executivo
Melo apresentou as ações implementadas na cidade para estimular o desenvolvimento econômico

O prefeito Sebastião Melo e gestores da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) se reuniram nesta quarta-feira, 23, com o governo federal para solicitar auxílio financeiro para manter o transporte coletivo. Em reunião com o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, os gestores municipais defenderam a necessidade de criação do Marco Regulatório do transporte público e da divisão de responsabilidades para enfrentar o déficit no sistema. Ceron pediu um prazo de 15 dias para avaliar a demanda e levar para análise do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

"Saímos mais otimistas da Secretaria do Tesouro de que é possível buscar soluções conjuntas com o governo federal para superar a crise. O ministro Haddad já foi prefeito e sabe da importância do serviço caber no bolso de quem mais precisa" – Prefeito Sebastião Melo.

Desde o início da gestão, a prefeitura tem tomado medidas para manter a passagem no valor de R$ 4,80 e defendido que não há condições dos municípios custearem sozinhos as gratuidades de idosos acima de 65 anos. "Em 2022, recebemos uma parcela para ajudar nas isenções, mas este ano a realidade é outra. Sem mobilidade, a cidade não funciona", completa.

POA 3ª Capital mais competitiva - Porto Alegre é a terceira capital mais competitiva do país, de acordo com a quarta edição do Ranking de Competitividade dos Municípios, divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). A cidade aparece atrás apenas de Florianópolis e São Paulo. O índice apresenta a realidade socioeconômica das 410 cidades brasileiras com mais de 80 mil habitantes, o que representa 65% do País.

No ranking geral, que considera todos os municípios, a capital gaúcha ficou na quarta colocação pelo segundo ano consecutivo. Porto Alegre também é a quarta no quesito capital humano e a quinta na categoria inovação e dinamismo econômico.

Painel sobre competitividade - Melo também foi o único prefeito de capital a apresentar as ações implementadas na cidade para estimular o desenvolvimento econômico e social. Ele participou de painel sobre o tema ao lado do prefeito de Araguari, Renato Carvalho, e o senador pelo Rio de Janeiro Carlos Portinho. Além de comemorar a boa posição no ranking, o prefeito lembrou que o primeiro vagão para transformar uma cidade é o do crescimento econômico. "Não se faz proteção social sem desenvolvimento econômico. A sustentabilidade de uma cidade é o caminho para uma vida melhor", finaliza.

 

Gonçalo Valduga

Lissandra Mendonça