Prefeitos de Porto Alegre e Canoas discutem soluções para a saúde na Região Metropolitana

18/03/2025 11:14
Cesar Lopes / PMPA
Executivo
Objetivo é garantir atendimento médico qualificado nas cidades vizinhas

O prefeito Sebastião Melo se reuniu nesta terça-feira, 18, com o prefeito de Canoas, Airton José de Souza, para debater soluções conjuntas para o atendimento em saúde e diminuir a sobrecarga nos hospitais municipais.

A mobilização liderada por Melo, e que deve envolver outros municípios da Região Metropolitana, busca apoio financeiro da União e do governo do Estado para uma melhor distribuição de recursos. O objetivo é garantir que municípios referência nos serviços de saúde continuem atendendo a população das cidades vizinhas com eficiência.

“Só há uma maneira de resolver a questão: união de esforços na gestão e na política. Há deveres por parte dos municípios, do Estado e da União. Precisamos dividir responsabilidades para evitar prejuízos ainda maiores no atendimento à população” - Prefeito Sebastião Melo.

O encontro também teve a presença dos secretários de Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter, e de Canoas, Eduardo Bermudez. Nos próximos dias, Melo pretende ampliar o diálogo com outros municípios da Região Metropolitana - Gravataí, Cachoeirinha, Alvorada e Viamão - para construir uma solução integrada para o tema.

Atualmente, 94% dos leitos SUS estão ocupados, e cerca de 41% dos pacientes internados vêm de outras cidades, sem a devida contrarreferência estadual. O fechamento de serviços na região metropolitana tem ampliado ainda mais a pressão sobre Porto Alegre, dificultando o atendimento da população local e aumentando o tempo de espera.

Marcelo Viola

Lissandra Mendonça