Prefeito vistoria áreas afetadas pelo temporal no Extremo-Sul da Capital

16/06/2023 17:48
Rodger Timm / PMPA
Executivo
Prefeito e vice conversaram com moradores de bairros atingidos pela chuva

O prefeito Sebastião Melo esteve no Extremo-Sul de Porto Alegre no fim da tarde desta sexta-feira, 16. A região foi uma das mais atingidas pelo temporal da madrugada. Melo conversou com moradores do Túnel Verde, no bairro Ponta Grossa, da Juca Batista e de Belém Novo. O vice-prefeito Ricardo Gomes acompanhou as vistorias. 

Em diversas regiões da cidade, o principal problema é a falta de água. A situação é complicada, conforme o prefeito, porque o restabelecimento dos serviços do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) depende do retorno do fornecimento de energia elétrica. Melo esteve também no Ginásio do Demhab, no bairro Santana, por volta das 18h. O local recebe famílias desalojadas pelo temporal, inclusive 19 moradores do Beco da Morte, no Morro Santana, que foram removidos preventivamente da área de alto risco.

“Fizemos visitas ao Extremo-Sul e a situação é dramática. Especialmente a Estação de Tratamento de Água Belém Novo está há 15 horas sem energia. A CEEE Equatorial tem sido parceira, mas reforço aqui o pedido para que a empresa concentre esforços para corrigir essa situação para que possamos produzir água e levá-la para a cidade” – Prefeito Sebastião Melo.

No fim da tarde de sexta-feira, 16, o Centro Integrado de Porto Alegre (Ceic) atendia 30 novos chamados. Desde o início do temporal, ainda na quinta-feira, 15, o órgão monitorou 137 atendimentos em toda a cidade.

Servidores da Defesa Civil continuam acompanhando a situação e percorrendo as áreas de risco. A previsão é que o tempo permaneça instável nas próximas horas na Capital e Região Metropolitana, com melhora no fim de semana. Em caso de emergência, os moradores devem ligar para 199 (Defesa Civil) ou 193 (Bombeiros). A Defesa Civil contabilizou 50 ocorrências atendidas até as 18h.

Atualização 18h

Serviços Urbanos - A Secretaria de Serviços Urbanos recebeu 340 ocorrências envolvendo árvores e galhos caídos durante a sexta-feira, 16. As equipes estão atuando nas ruas para minimizar os danos. 

Saúde - Ficaram fechadas dez unidades de saúde na tarde desta sexta-feira: Morro dos Sargentos, Lami, Paulo Viaro, Esperança Cordeiro, Vila Elizabeth, Ilha da Pintada, Ipanema, Farrapos, Ponta Grossa e Jardim das Palmeiras.

Acolhimento - Até 18h desta sexta-feira, cerca de 40 pessoas estavam abrigadas no Ginásio do Demhab, no bairro Santana, sendo 19 delas oriundas do Morro Santana.

Trânsito - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) atendeu 202 ocorrências até 18h desta sexta-feira, das quais 68 bloqueios totais de vias públicas ocasionadas por queda de árvores, postes ou acúmulo de água em razão do temporal que atingiu a Capital. A Zona Sul e a Zona Norte são as regiões mais afetadas.

No período entre 18h de quinta-feira, 15, e 15h desta sexta-feira, 16, foram atendidos ainda dez sinistros de trânsito com vítimas e outros 25 com apenas danos materiais, além de 153 chamados de obstáculos na via e 31 pontos de atenção devido ao acúmulo de água ou alagamento nas ruas.

Em relação aos semáforos, também até as 18h a EPTC registrava 63 ocorrências, das quais 29 já haviam sido finalizadas, outras 28 foram encaminhadas para a CEEE em razão da falta de energia e seis seguem em atendimento.

Abastecimento de água - Devido ao grande volume de chuva registrado nesta madrugada em Porto Alegre, as Estações de Bombeamento de Águas Pluviais (da chuva) - Ebaps 11 e 15 seguem com problema de funcionamento ou falta de energia, podendo causar alagamentos ou acúmulo de água nas regiões ou bairros avenida Ipiranga, entre a Getúlio Vargas e Érico Veríssimo, Hipódromo e Vila Hípica. 

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) informa que 41 estações de tratamento e bombeamento de água tratada estão com impacto no funcionamento devido à falta de energia, o que ocasiona desabastecimento em 72 bairros: Aberta dos Morros, Agronomia, Anchieta, Auxiliadora, Belém Novo, Belém Velho, Boa Vista, Boa Vista do Sul, Bom Fim, Bom Jesus, Camaquã, Campo Novo, Cavalhada, Chácara das Pedras, Chapéu do Sol, Cidade Baixa, Coronel Aparício Borges, Costa e Silva, Cristal, Cristo Redentor, Extrema, Farrapos, Floresta, Higienópolis, Hípica, Humaitá, Independência, Ipanema, Jardim Botânico, Jardim Carvalho, Jardim Europa, Jardim do Salso, Jardim Itú, Jardim Leopoldina, Jardim Lindóia, Jardim Sabará, Jardim São Pedro, Lageado, Lami, Lomba do Pinheiro, Mário Quintana, Medianeira, Menino Deus, Morro Santana, Navegantes, Partenon, Parque Santa Fé, Passo D’Areia, Pedra Redonda, Petrópolis, Pitinga, Ponta Grossa, Protásio Alves, Restinga, Rio Branco, Rubem Berta, Santa Cecília, Santa Maria Goretti, Santa Rosa de Lima, Santana, Santo Antônio, São Caetano, São Geraldo, São João, São Sebastião, Sarandi, Três Figueiras, Tristeza, Vila Ipiranga, Vila Jardim, Vila Nova, Vila São José.

Donativos – A prefeitura está recebendo doações de alimentos, cobertores e produtos de higiene para auxílio às famílias atingidas. Os donativos podem ser entregues na Coordenação da Defesa Civil junto ao Centro de Triagem da Campanha do Agasalho, na Doutor Barcellos 1691, bairro Camaquã. Funcionamento das 15h às 19h, na sexta-feira, e das 9h às 18h, no sábado.

Leia mais:

Melo define medidas emergenciais para enfrentar efeitos do temporal

Equipes da prefeitura trabalham para minimizar danos do temporal

Ginásio do Demhab está aberto para acolher pessoas atingidas pelo temporal

EPTC auxilia motoristas a recuperar placas perdidas no temporal

Saúde alerta para risco de contaminação por leptospirose após temporal

 Gabinete da Primeira-Dama entrega doações no Ginásio do Demhab

 

Cristiano Vieira

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes