Prefeito visita principal sistema de transporte público metropolitano em Bogotá

01/03/2024 19:21
Mateus Raugust / PMPA
Executivo
Melo conheceu as vantagens do modal que transporta milhões de passageiros por dia na capital da Colômbia

O prefeito Sebastião Melo conheceu nesta sexta-feira, 1º, o sistema TransMilenio, principal meio de transporte público metropolitano de Bogotá, na Colômbia. Melo viajou a convite do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), acompanhado do secretário municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm.

O TransMilenio é um veículo leve sobre pneus (VLP) com funcionamento semelhante ao do BRT, no Brasil. O principal diferencial é um corredor expresso, por onde só circulam os ônibus desse modal. O sistema foi criado há 23 anos e funciona de forma integrada, com um cartão que pode ser carregado em todas as estações.

“A empresa comanda 10 mil ônibus em Bogotá e transporta milhões de passageiros diariamente, em uma frota composta por ônibus a gás, elétricos e poucos ônibus a diesel. Tivemos aqui um grande seminário com a diretoria do TransMilenio e agora vamos aplicar o que pudermos aproveitar em Porto Alegre” - Prefeito Sebastião Melo.

Melo também participou de agendas a convite da CAF e integrou roda de conversas e troca de experiências sobre sustentabilidade e biodiversidade com outros prefeitos integrantes da Rede Latino-Americana e Caribenha de Diversidade, que propõe, entre outras questões, novos paradigmas de desenvolvimento urbano e promove a reabilitação e regeneração da biodiversidade através do empreendedorismo, negócios e tecnologias inspiradas no tema.

Até domingo, 3, o vice Ricardo Gomes assume como prefeito em exercício.

 

Manuela Kuhn

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes