Prefeito termina em Campinas roteiro de mobilização pelo transporte coletivo

17/01/2022 17:23
Divulgação / PMPA
EXECUTIVO
Melo esteve com o prefeito Dário Saadi nesta segunda-feira

Mobilidade, mobiliário urbano, plano diretor e inovação estiveram na pauta do prefeito Sebastião Melo na tarde desta segunda-feira, 17, em reunião com o chefe do Executivo de Campinas, Dário Saadi, na cidade paulista. Melo encerra roteiro que passou por Brasília, Curitiba e São Paulo, dedicado especialmente a avançar na mobilização em defesa do transporte coletivo. O prefeito retorna a Porto Alegre nesta noite e retoma as agendas no Paço Municipal na manhã desta terça-feira, 18.

Além da reunião no gabinete do prefeito, Melo visitou a rodoviária local, que tem gestão de empresa privada, acompanhado do secretário municipal de Transportes, Vinicius Riverete. “As grandes cidades têm desafios de mobilidade muito semelhantes. Aqui, em Campinas, a passagem foi reajustada para R$ 5,15 e o sistema já não opera com cobradores. Considerando as particularidades, temos o que aprender uns com os outros, nessa integração que é fundamental”, afirmou o Melo.

Mobilização nacional - Na capital federal, Melo foi recebido pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio do Planalto. Melo reforçou pessoalmente o apelo pela pauta que alcançou mobilização nacional: a redução de impostos federais sobre itens que impactam a tarifa e a contribuição da União no financiamento do transporte público.

A mobilidade também foi discutida com os prefeitos de Curitiba, Rafael Grecca, e de São Paulo, Ricardo Nunes, em agendas nas respectivas capitais. Na sede do governo municipal paulista, os gestores discutiram alternativas de criação de receitas extratarifárias para o transporte e uma fonte permanente de financiamento que inclua os entes estaduais e a União na coparticipação para subsidiar o serviço público.

Previdência - Em Brasília, também reuniu-se com o ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, para tratar de mais uma etapa na Reforma da Previdência dos servidores municipais, que depende do aval do governo federal. A última fase da reforma visa à realização da revisão da segregação de vidas, cujos estudos e proposta se encontram na Secretaria de Políticas de Previdência Social.

Com a aprovação da Secretaria de Previdência, o projeto de lei será levado à votação na Câmara de Vereadores. Participaram o secretário municipal da Fazenda, Rodrigo Fantinel, e o diretor-geral do Departamento Municipal de Previdência dos Servidores Públicos de Porto Alegre, Rodrigo Costa.

Saúde - Melo foi recebido pelo secretário Executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Otávio Moreira da Cruz, em Brasília. O prefeito debateu com a equipe do ministério sobre estratégias de enfrentamento do novo momento da pandemia, diante da variante Ômicron. Entre os temas, ampliação da testagem, abertura de leitos no Hospital Vila Nova e o atendimento hospitalar de pacientes positivados para Covid-19 após internação por outra enfermidade, no que se chama de covid incidental.

South Summit – O prefeito aproveitou a visita para convidar os prefeitos de São Paulo, Curitiba e Campinas para o South Summit, um dos maiores eventos de inovação do mundo que acontecerá em Porto Alegre nos dias 29, 30 e 31 de março, nos armazéns A4, A5 e A6, do Cais Mauá.  O South Summit deve reunir aproximadamente 5 mil pessoas e 150 palestrantes em um espaço total de 5 mil metros quadrados, valorizando o Centro Histórico. Em Curitiba, o prefeito esteve também na sede do Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) para conhecer os projetos da organização que é referência em soluções nos âmbitos da tecnologia da informação e comunicação.

Aeródromo - Melo e o procurador-geral do Município, Roberto Rocha, reuniram-se ainda com o diretor substituto de Outorgas e Patrimônio da Secretaria Nacional de Aviação, Fabiano Carvalho, para dialogar sobre o aeroclube. O Município está em tratativas finais de transferência da área, que é federal. Ficou acertado que a prefeitura terá prazo de um ano para realizar licitação a fim de selecionar parceria para fazer a gestão do serviço.

O Aeródromo de Belém Novo é operado pelo Aeroclube do Rio Grande do Sul a partir de termo assinado em 1994, com duração de até 20 anos. Em 2014, foi aprovado um novo Plano Geral de Outorgas, para exploração de aeródromos civis públicos. O contrato foi rescindido e o processo está em âmbito judicial.

 

Carolina Seeger

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes