Prefeito reúne secretários e define operação contra furtos de fios

15/03/2023 11:55
Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Ação começa na madrugada desta quinta-feira

Entre janeiro e março deste ano foram furtados cerca de 8 mil metros de cabos de energia e outros itens de sinaleiras, o que representa todo o volume furtado em 2022. Os dados crescentes de furtos de fios que comprometem a segurança em áreas públicas e no trânsito da Capital foram tema de reunião convocada pelo prefeito Sebastião Melo na manhã desta quarta-feira, 15, no Centro Administrativo Municipal (CAM).

As secretarias municipais de Segurança, Serviços Urbanos e de Mobilidade estão atuando de forma integrada, e uma operação especial será desencadeada a partir da madrugada desta quinta-feira, 16, com patrulhamento nos pontos de mais ocorrências de furtos de fios de semáforos e espaços públicos.

“O cidadão não pode seguir pagando a conta dessa cadeia criminosa que ataca diariamente o patrimônio público. É um problema social e de segurança pública. E a prefeitura está fazendo a sua parte para dar um passo adiante nesse enfrentamento” - Prefeito Sebastião Melo.

Ao todo, 21 locais da cidade receberão o patrulhamento ostensivo da Guarda Municipal ao longo da madrugada - em um período que se estende da meia-noite às 6h. O objetivo da operação, que recebeu o nome de Sinal Vermelho, é reduzir a taxa de reincidência do crime, que afeta principalmente as vias, parques e praças da região central. A força-tarefa vai permanecer nas ruas por, pelo menos,15 dias.

Até lá, a ideia é ampliar ainda mais o número de pontos monitorados pelas forças de segurança com base nos dados da inteligência municipal. “A repressão aos furtos cometidos contra o patrimônio público é prioridade da gestão. Agiremos com firmeza a partir de uma parceria com os demais órgãos da prefeitura. A operação foi criada para dar uma resposta imediata à população", afirma o secretário de Segurança, Alexandre Aragon.

A iniciativa se soma a outras ações de caráter permanente que auxiliam no combate aos crimes patrimoniais, como a operação Ferro-Velho. Os dados mostram que os ataques, que eram mais frequentes nos parques e praças, migraram para as ruas. Conforme dados da SMSurb, desde 2021 foram furtados 14,2 mil metros de cabos e 287 luminárias.

Mobilidade - Além das ações de segurança, outra medida é a substituição dos cabos de cobre por alumínio, seguindo o exemplo de outras cidades do Brasil. "O alumínio é mais leve e não causa impacto na qualidade da energia oferecida, apresentando um resultado bastante semelhante ao que temos hoje no funcionamento dos semáforos com os fios de cobre”, comenta o diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Paulo Ramires.

Denúncias - A relação de endereços que integram a operação Sinal Vermelho será mantida sob sigilo até o início da força-tarefa. A população pode auxiliar a coibir os furtos de fios em semáforos e demais espaços públicos por meio de denúncias, que devem ser encaminhadas à Guarda Municipal pelo número 153 ou pelo aplicativo 156+POA, na opção Segurança. A central telefônica funciona 24 horas por dia e recebe ligações anônimas.

 

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes