Prefeito reúne-se com rede mundial de aceleradoras de startups em Amsterdam

27/02/2025 15:36
Cesar Lopes / PMPA
Executivo
Rede mundial tem intersse em direcionar investimentos em iniciativas de Porto Alegre

A convite do Netherlands Business Support Office Porto Alegre (NBSO Porto Alegre), o prefeito Sebastião Melo participou nesta quinta-feira, 27, de reunião-almoço com a Startupbootcamp, em Amsterdam. A rede global de aceleradoras, focadas em diversas indústrias, é dedicada a apoiar fundadores de startups em estágio inicial.

Nos últimos dez anos, a rede investiu em 1,7 mil negócios mundialmente. No Brasil desde 2023, com sede em Recife, a corporação busca abrir diálogo para avaliar oportunidades de direcionar investimentos em iniciativas de Porto Alegre. A meta no país é investir em 20 mil startups em dez anos.

“Porto Alegre tem um acúmulo e governos que apostam plenamente na inovação. A partir daqui vamos nos reunir, envolvendo e somando forças com o governo estadual, para desenhar oportunidades concretas para consolidar essa atração de investimentos pelo desenvolvimento da nossa capital”, afirmou o prefeito, que foi acompanhado do anfitrião da missão e chefe do Netherlands Business Support Office Porto Alegre, Caspar van Rijnbach.

“Porto Alegre é uma cidade inovadora, exemplo de como a gestão pública pode trabalhar para trazer fomento e, realmente, a ação para inovação. Tem uma urgência grande, a reconstrução, e eu acho que essa urgência é o motorista desse carro. Acredito que se houver parcerias, como um grande ecossistema, será um diferencial. A gente quer entender como que pode acionar o maior valor possível para esse momento. Não é só negócio, estamos aqui para ajudar”, disse o diretor geral da Startupbootcamp no Brasil e na Holanda, Giovanni Vaccari.

Urbanismo - À tarde, o prefeito visitou o bairro sustentável De Oosterlingen, na Ilha de Oostenburg, região central de Amsterdam. O espaço passou por uma ampla revitalização inovadora de urbanismo sustentável integrado com a região portuária. O projeto prioriza edifícios energeticamente eficientes, mobilidade ativa e infraestrutura verde, promovendo um ambiente urbano resiliente e com alta circulação devido ao uso misto. Além disso, a preservação de elementos históricos, como antigos armazéns industriais, reforça a identidade do bairro.

Inovação – Iniciativas da prefeitura que impulsionam o setor de inovação e atraem novos investimentos tornam Porto Alegre referência no tema. Um exemplo disso é a consolidação da cidade como sede do South Summit Brazil por quatro anos consecutivos, evento internacional que reúne milhares de visitantes do mundo todo e já movimentou mais de US$ 13 bilhões em investimentos para startups. 

Com cerca de mil negócios inovadores e parcerias estratégicas, Porto Alegre se destaca como um dos melhores ambientes para startups na América Latina. O Procempa Open Lab - primeiro programa de inovação aberta da Procempa - apoia soluções tecnológicas para solucionar problemas reais e modernizar a gestão pública. Já o projeto Territórios Inovadores e os Hubs Comunitários, levam tecnologia e inovação às periferias, conectando governo, startups e universidades.

Leia mais:
Inovações sustentáveis e cooperação público-privada são marcas da resiliência dos Países Baixos
Missão conhece soluções urbanas de drenagem e sustentabilidade em Rotterdam
Universidade dos Países Baixos fará oficinas públicas na Região das Ilhas no final de março
Museu dos Países Baixos vai inspirar memória das cheias em Porto Alegre
Prefeito viaja aos Países Baixos para conhecer soluções de proteção contra cheias
Comitiva gaúcha inicia agendas sobre gestão de cheias em entidade empresarial nos Países Baixos
Comitiva gaúcha conhece estratégia holandesa para evitar inundações

 

 

Carolina Seeger

Lissandra Mendonça