Prefeito reivindica conclusão da nova ponte do Guaíba em ato com presidente Lula

15/03/2024 15:53
Cesar Lopes / PMPA
Executivo
Prefeito entregou ofício ao presidente da República ressaltando importância da obra federal para a cidade

O prefeito Sebastião Melo entregou nesta sexta-feira, 15, um ofício reivindicando a conclusão da segunda ponte do Guaíba, obra federal fundamental para a mobilidade e desenvolvimento de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul. O prefeito esteve no Teatro do Sesi, durante o anúncio de investimentos da União no Estado, para solicitar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva uma solução definitiva para o impasse.

Para Melo, a ponte é essencial por tudo o que representa de benefícios à mobilidade urbana e economia do Rio Grande e da cidade.

“A ponte está inconclusa e passa por questão social complexa, envolvendo mais de 600 famílias que vivem na alça da pista e que dependem de uma resolução do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit)” – Prefeito Sebastião Melo.

A obra inacabada também prejudica o acesso à Zona Norte da cidade, em especial ao bairros Navegantes, Humaitá e São João, região onde muitas empresas estão instaladas.

Em diferentes oportunidades, o prefeito viajou a Brasília para tentar destravar a obra e defender a formação de um comitê entre os governos municipal, estadual e federal para executar o projeto. As equipes da prefeitura estão preparadas para ajudar no cadastramento das famílias e abordagem necessária à realocação. “O dinheiro para o reassentamento deve ser federal, porque a obra é federal e o município não tem condições de arcar”, completa.

Investimentos - O detalhamento de valores anunciado pelo governo federal no Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) em obras e serviços no Estado é de cerca de R$ 30 bilhões. Entre os projetos previstos que beneficiam a Capital, estão a duplicação da BR-116 e a construção de acessos à nova Ponte do Guaíba. “Os investimentos são muito bem-vindos e a prefeitura está disposta a colaborar no que for possível para tirar os projetos do papel”, finaliza Melo.

 

Gonçalo Valduga

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes