Prefeito participa de reunião do Gabinete de Crise do Estado

12/04/2021 16:34
Mateus Raugust / PMPA
EXECUTIVO
Prefeito representa municípios da região no Gabinete de Crise

Em encontro virtual, o prefeito Sebastião Melo acompanhou a reunião do Gabinete de Crise do Governo do Estado, na tarde desta segunda-feira, 12. Entre as pautas envolvendo o enfrentamento à Covid-19, o prefeito falou sobre as ações de fiscalização realizadas pela prefeitura no primeiro fim de semana após a flexibilização para funcionamento das atividades não essenciais. 

“Nossas equipes estão sendo firmes em coibir aglomerações e orientar os estabelecimentos. Os comerciantes que estão funcionando de forma responsável são nossos aliados nesse momento em que a consciência coletiva é fundamental” - Prefeito Sebastião Melo. 

Melo reforçou que as ações foram potencializadas, com a integração de todos os agentes municipais no Escritório de Fiscalização, vinculado à secretaria de Segurança, para dar mais efetividade às medidas. A orientação da prefeitura é que o trabalho seja focado em ações educativas, orientações sobre a legislação sanitária e cumprimento aos protocolos do distanciamento controlado.  

Na noite de sexta-feira, 9, e de sábado, 10, pelo menos sete bares e restaurantes foram orientados a encerrar as atividades pela Guarda Municipal por estarem descumprindo as regras do Decreto Estadual 55.837, de 9 de abril. A operação conjunta com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e Brigada Militar ocorreu principalmente no Centro Histórico e nos bairros Cidade Baixa e Moinhos de Vento, onde, tradicionalmente, há mais movimentação noturna, além da Ilha da Pintada, bairros Teresópolis e Tristeza. As orientações foram atendidas pelos estabelecimentos.

Fiscalização - Para realizar este trabalho, a Capital conta com 510 servidores (guardas municipais e guardas parques) e 657 agentes de fiscalização, além do apoio da Brigada Militar.

O Escritório de Fiscalização é o responsável pela coordenação das ações de forma integrada e também atende as denúncias recebidas via Sistema Fala POA 156. Os telefones 156, 153 e o aplicativo #EuFaçoPOA são os canais permanentes para o recebimento de denúncias referentes a descumprimento de protocolos do distanciamento controlado.

Os secretários de Enfrentamento ao Coronavírus, Cesar Sulzbah e de segurança, Mario Ikeda, o diretor da Vigilância em Saúde, Fernando Ritter e a diretora-geral do Hospital de Pronto Socorro, Tatiane Breyer, também participaram da reunião.

 

Carolina Seeger

Elisandra Borba

Acompanhe a prefeitura nas redes