Prefeito dialoga com Cerepal e busca soluções para continuidade da operação

04/03/2022 19:17

O prefeito Sebastião Melo recebeu nesta sexta-feira, 4, representantes do Centro de Reabilitação de Porto Alegre (Cerepal), do Ministério Público (MP), e a secretária estadual adjunta da Saúde, Ana Costa, para debater soluções que levem à continuidade dos atendimentos prestados pela instituição à população. 

Por conta de uma dívida trabalhista, o local corre o risco de paralisar alguns serviços. Porto Alegre e outros municípios não conseguem fazer o repasse relativo ao convênio com a instituição devido à dificuldade do Cerepal em fazer a prestação de contas. 

"Montamos uma comissão para a construção de soluções a médio e longo prazo e estamos buscando alternativas em relação aos atendimentos já realizados. Chamamos o Ministério Público para nos auxiliar nesse processo, pois o instituto presta um serviço especializado muito importante”, destaca o prefeito Sebastião Melo. 

As equipes técnicas do estado e município devem se reunir novamente com a entidade na segunda-feira. O Cerepal realiza, hoje, mediante convênio com o município 4.721 atendimentos mensais nas áreas da saúde, educação e assistência social.

Participaram da reunião o líder do governo, vereador Cláudio Janta, a vice-líder, vereadora Cláudia Araújo, o  prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata e representantes de secretarias dos município de Nova Santa Rita e Canoas. 

Cerepal - A instituição sem fins lucrativos atende crianças e adultos com paralisia cerebral da Capital e de outras regiões do Estado. Em 2020, passou a oferecer também reabilitação intelectual – voltada a pessoas com autismo e síndrome de Down, por exemplo.

 

Aline Rimolo

Fabiana Kloeckner

Acompanhe a prefeitura nas redes