Prefeito conhece soluções para qualificar espaços públicos em Nova York
No segundo dia da missão da prefeitura nos Estados Unidos, o prefeito Sebastião Melo conheceu a estratégia dos americanos para a qualificação dos espaços públicos nesta terça-feira, 12. Melo foi recebido na Downtown Alliance, organização responsável pela gestão do BID (Business Improvement District) em Lower Manhattan, para tratar de temas como ativação de espaços públicos, cuidado social e recolhimento de lixo.
Referência mundial, o modelo dos BIDs ajuda a revitalizar áreas urbanas e transformar bairros em polos de convivência, comércio, serviços e cultura por meio de parcerias entre o poder público e setor privado. De acordo com Melo, é por meio de parcerias que a Capital pode promover o embelezamento dos espaços públicos.
“O mundo é global, mas as ações são locais. O espaço público precisa ser usado com liberdade, responsabilidade, mas também com parcerias. A cidade é muito grande e não há dinheiro para tudo. Os parceiros são fundamentais para nos ajudar a termos um comércio melhor, espaços públicos mais qualificados e ativação cultural” – Prefeito Sebastião Melo.
“Na revisão da nossa proposta do novo Plano Diretor estamos prevendo a figura de área de requalificação urbana para trazermos cada vez mais a comunidade para ajudar a prefeitura no cuidado do passeio, limpeza e ativação cultural. Queremos gerar mais convivência e oportunidades para as regiões”, completa o secretário municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm.
Mais cedo, Melo também participou do Fórum de Capital Público e Privado para o Desenvolvimento Econômico, promovido pelo governo do Estado e a agência InvestRS, com a presença do governador Eduardo Leite. A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos, Susana Kakuta, também acompanhou as agendas.
Melo lidera uma missão da prefeitura nos Estados Unidos até o próximo sábado, 16, com compromissos voltados aos negócios, atração de investimentos e conhecer soluções urbanas aplicáveis em inovação, resiliência e qualificação dos espaços públicos. Ele retorna a Porto Alegre na segunda-feira, 18, para retomar as agendas na Capital.
Cristiano Vieira