Prefeito conhece experiências paulistas na concessão de água e esgoto

18/04/2022 18:28
Mateus Raugust / PMPA
EXECUTIVO
Melo esteve na cidade de Limeira nesta segunda-feira

Em Limeira, os serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto são operados pela iniciativa privada através de concessão desde 1995. O prefeito Sebastião Melo esteve nesta segunda-feira, 18, na cidade paulista para conhecer a experiência, a fim de agregar elementos à tomada de decisão sobre a concessão do saneamento na Capital.

Acompanhado da secretária municipal de Parcerias, Ana Pellini, e do diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Alexandre Garcia, Melo visitou a sede da empresa BRK Ambiental, responsável pelo serviço, e conheceu a estação de tratamento de água.

“Nenhuma prestação de serviço é perfeita, mas eles têm um bom índice de satisfação, com perdas que baixaram para 20% e uma inadimplência entre 1 e 2%, muito baixa. Apesar de uma realidade social distinta de Porto Alegre, sem dificuldades como ocupações em áreas de risco, é importante conhecer a vivência concreta da concessão”, afirmou Melo, que também foi recebido pelo prefeito de Limeira, Mario Botion.

À tarde, o grupo visitou a prefeitura de Piracicaba, onde teve reunião com o prefeito Luciano Almeida. Melo reuniu-se também com o ex-prefeito de Piracicaba e ex-ministro da Saúde Barjas Negri, que concebeu na sua gestão municipal a PPP envolvendo o esgoto na cidade, firmada entre a prefeitura e a Aegea Saneamento em 2012. “As visitas técnicas foram muito produtivas porque têm o objetivo de absorver os aprendizados, erros e acertos de quem já fez esse caminho”, complementou Melo.

Nesta terça-feira, 19, Melo e os secretários estarão no Rio de Janeiro e em Niterói, onde visitarão as instalações da Aegea Saneamento e da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae).

 

  

 

Carolina Seeger

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes