Prefeito busca referências em programa de recuperação urbanística e habitacional do Rio

11/08/2021 13:01
Bruno Bertuzzi/PMPA
EXECUTIVO
Encontro com secretário de Planejamento Urbano foi na manhã desta quarta-feira

No segundo dia de agendas no Rio de Janeiro, o prefeito Sebastião Melo reuniu-se nesta quarta-feira, 11, com o secretário municipal de Planejamento Urbano, Washington Fajardo, para conhecer os detalhes do Programa Reviver Centro, que prevê a recuperação urbanística, social e econômica daquela região na capital fluminense. A iniciativa define incentivos urbanísticos e tributários para construção de moradias e inclui a conversão de prédios comerciais em residenciais ou para uso misto na região do Centro e da Lapa.

A proposta passou por discussão no Legislativo e foi sancionada em julho pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes. A experiência carioca deverá fortalecer a estratégia de retomada do Centro Histórico de Porto Alegre, que integra o projeto Centro+, lançado na última segunda-feira, 9.

“Muito enriquecedor esse encontro pelas nuances técnicas que estamos reunindo. No aspecto urbanístico nossa proposta de Porto Alegre é muito robusta, mas no âmbito fiscal o projeto do Rio é mais audacioso e reúne incentivos importantes para atrair investimentos habitacionais, envolvendo IPTU, taxas e outros estímulos. Tudo é informação relevante para avaliarmos a melhor versão diante da nossa realidade local” - Prefeito Sebastião Melo.

Usina do Gasômetro - Ponto estratégico da revitalização do Centro Histórico, o destino da Usina do Gasômetro foi tema de reunião com o presidente da Eletrobras, Rodrigo Limp. No mês passado, o prefeito formalizou ao governo federal pedido de doação definitiva do prédio, que é cedido à prefeitura pela Eletrobrás.

“Tivemos uma conversa muito receptiva com o presidente, e existe a compreensão de como o espaço é simbólico para Porto Alegre. A Usina já se enquadra como inservível para a Aneel”, avaliou Melo. O pedido deverá ser encaminhado pela Eletrobrás à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A Usina do Gasômetro passa por recuperação, no valor total de R$ 13 milhões, executada pelo Consórcio RAC/Arquibrasil.

Melo chegou ao Rio nessa terça-feira, 10. Foi recebido pelo prefeito Eduardo Paes no Palácio da Cidade, em reunião-almoço, quando foram debatidas parcerias futuras entre as capitais e ações de enfrentamento à pandemia. Acompanhado dos secretários municipais de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer, e de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm, visitou o Porto Maravilha, localizado na zona portuária do Rio de Janeiro. O amplo projeto de revitalização implementado vem transformando a área em um dos pontos turísticos mais movimentados da cidade.

Centro + - Em Porto Alegre, a prefeitura aposta na revitalização do Centro Histórico por meio do programa que prevê segurança pública, infraestrutura, fiscalização, desenvolvimento econômico, zeladoria, mobilidade e preservação do patrimônio histórico, além de intervenções para fomentar o turismo e a cultura local.

Existem, no entanto, três ações consideradas emblemáticas pela prefeitura, em virtude da sua simbologia: a revitalização do Mercado Público, uma solução para o Esqueletão e a substituição do Muro da Mauá - que contempla, também, articulação interinstitucional para a recuperação do Cais Mauá.

 

 

  

 

Bruno Bertuzzi e Carolina Seeger

Fabiana Kloeckner

Acompanhe a prefeitura nas redes