Posto avançado reforça presença da Guarda Municipal no Parcão

26/03/2024 13:31
Cesar Lopes / PMPA
Segurança
Prefeito Sebastião Melo destacou a importância das parcerias

A prefeitura entregou na manhã desta terça-feira, 26, o novo posto avançado da Guarda Municipal no Parque Moinhos de Vento, o Parcão. A estrutura, em formato de contêiner, tem 12 metros de comprimento e 2,5 metros de largura e fica localizada na rua Comendador Caminha, onde permanecerá aberta 24 horas.

Além de reforçar o patrulhamento no espaço público, a base será utilizada como ponto de despacho de viaturas às ocorrências no entorno. O projeto não gerou custos à administração - tendo sido viabilizado pela Secretaria Municipal de Parcerias (SMP) junto ao Hospital Moinhos de Vento, instituição que é uma das adotantes do Parcão.

"Não fosse pelas parcerias, a cidade não estaria fazendo tantas transformações importantes nos equipamentos municipais. A melhor segurança antes da Guarda Municipal, Brigada Militar e Polícia Civil é as pessoas estarem na rua. Quando o espaço público não é ocupado, os desocupados tomam conta, e nós queremos cada vez mais ocupados presentes" - Prefeito Sebastião Melo.

A entrega do posto avançado faz parte das comemorações dos 252 anos de Porto Alegre. A Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul se apresentou durante a cerimônia, que foi finalizada com uma canção de parabéns pelo aniversário da Capital.

“Apostamos em projetos que estão conectados ao que acreditamos, ao propósito de cuidar das pessoas. Aliar a excelência em saúde à segurança daqueles que nos cercam tem valor para o Hospital Moinhos de Vento. Estamos muito felizes em contribuir, mais uma vez, para a nossa sociedade neste dia tão simbólico que é o aniversário da cidade", destaca o CEO do Hospital Moinhos de Vento, Mohamed Parrini.


Tecnologia - As imagens obtidas pelas câmeras de videomonitoramento instaladas próximas ao Parcão estarão à disposição dos agentes em tempo real. O posto avançado conta, ainda, com um observatório, que será usado durante eventos, e um espaço para o abrigo dos equipamentos usados no dia a dia, como quadriciclos e bicicletas.

Ocorrências - A Guarda Municipal participou do atendimento de 55 ocorrências no Parcão entre 1º de janeiro e 25 de março deste ano. No mesmo período, a corporação também realizou 29 ações preventivas no espaço - totalizando 84 incursões com o objetivo de dar segurança aos frequentadores do parque.

“A entrega do posto avançado no Parcão representa a sequência do projeto de fortalecimento da Guarda Municipal, que passa pela permanência dos agentes nos locais mais movimentados da cidade. Esta ação vai se repetir em outras regiões da Capital”, garante o secretário municipal de Segurança, Alexandre Aragon.

Entre os registros do parque predominam as ações de fiscalização e policiamento (52%). Constam na lista, ainda, ações de condução de presos, ocorrências de dano e perturbação ao sossego.

Redenção -  O posto entregue nesta terça-feira é semelhante ao do Parque Farroupilha, a Redenção, que começou a operar em 28 de julho de 2023 próximo ao Monumento do Expedicionário, junto à avenida José Bonifácio. As imagens obtidas pelas 26 câmeras de monitoramento do parque também estão à disposição dos agentes de segurança em tempo real. 

Aristoteles Junior

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes