Porto Alegre reúne iniciativas pioneiras em inovação

29/03/2023 11:17

summitPorto Alegre lidera o ranking das melhores cidades do país para fazer negócios, segundo o Índice de Concorrência dos Municípios 2022 do Ministério da Economia e é a segunda melhor capital brasileira para empreender, conforme estudo realizado no ano passado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e pela Endeavor.

Um dos principais fatores para esta performance é o nível de inovação, aliada ao capital humano, infraestrutura e segurança jurídica. O ponto de partida para transformar Porto Alegre em uma cidade inovadora, na avaliação do secretário municipal de Inovação, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, foi a criação do Pacto Alegre, em 2017, movimento voltado a tornar a cidade um ecossistema de inovação de classe mundial e que possui 24 projetos prioritários. Além disto, foi criado em 2022 o Fórum de Gestores de Inovação da Associação dos Municípios da Região Metropolitana da Grande Porto Alegre (Granpal) e o Fórum de Direito Digital e Inovação de Porto Alegre para fomentar a inovação e atrair e reter startups.

"A administração municipal, além de reduzir os procedimentos burocráticos, o tempo de licenciamento e os impostos para projetos na área de tecnologia, apoia eventos importantes, como o South Summit, que, pela segunda vez, acontece em Porto Alegre”, afirma o secretário de Inovação.

Uma série de programas integra o ambiente inovador em Porto Alegre. Confira abaixo:

Programa Criative: objetivo de reduzir o Imposto sobre Serviços (ISS) de 5% para 2% para as empresas de base tecnológica e instituições de ciência e tecnologia, nas atividades relativas ao projeto de inovação.

Living Lab Poa: transforma a cidade em um grande laboratório a céu aberto. Como ações do Living Lab POA, estão testes de soluções inovadoras POC’s, o Sandbox Regulatório e o Contrato Público para Soluções Inovadoras – CPSI. Essas são diferentes formas de contratação com o poder público, que estão alavancando Porto Alegre como uma cidade cada vez mais empreendedora, inovadora e ágil nos seus processos.

Telessaúde Poa: a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Gabinete de Inovação, lançou chamamento público de testes piloto (Provas de Conceito ou PoCs) de soluções inovadoras em telemedicina, como elemento preparatório para a implantação de serviços de telessaúde em nível amplo no município. A chamada atraiu 28 consórcios de provedores de soluções. Após as negociações técnicas e logísticas com as empresas interessadas, foram implantados oito testes pilotos. Os testes piloto, que fazem parte da estratégia Living Lab Poa, geraram dados fundamentais sobre as características do teleatendimento, incrementando a maturidade digital do município na área da saúde e contribuindo para o avanço do Projeto Telessaúde POA e do Programa de Governo Digital.

Governo Digital: Porto Alegre instituiu em 2022 o Programa de Governo Digital de Porto Alegre (PGD-POA), que está colocando a agenda de transformação digital como prioridade da gestão e já se tornou referência no país. Criado com o objetivo de incrementar e qualificar as ofertas de serviços digitais ao cidadão e melhorar sua jornada digital, o PGD trabalha diversas dimensões de ação, incluindo a definição da Estratégia de Transformação Digital de Porto Alegre.

Poa Hub: articulação do Gabinete de Inovação de Porto Alegre com os diversos atores do ecossistema de inovação da cidade. O objetivo é pensar e planejar a estratégia de inovação de Porto Alegre.

Empreendedorismo Feminino POA: busca reconhecer, apoiar e divulgar o trabalho empreendedor de mulheres da Capital, em uma ação integrada em parceria com o setor privado. As ações de empreendedorismo feminino impactam não apenas nos negócios das mulheres, mas também despertam a atenção de empresas sobre a inserção empresarial e o papel de liderança feminina.

TechRoad: Porto Alegre, Caxias do Sul, Curitiba, Florianópolis e Joinville firmaram memorando, em maio de 2022, para atrair negócios e investimentos e desenvolver  ainda mais a base tecnológica do Sul do Brasil. A medida estabelece as bases para uma cooperação mútua em temas de valorização, fortalecimento e atração de novos negócios, bem como a atração de talentos e de investimentos privados e públicos para as cidades. Os cinco municípios têm juntos mais de 5 milhões de pessoas. Criaram mais de 3 mil startups e 20 mil empresas inovadoras, que representam arrecadação estimada de R$ 15 bilhões.

Programa +4D: propõe a transformação do 4° Distrito, incentivando a ocupação de moradores e trabalhadores. Prevê transformações em normas urbanísticas e incentivos para habitação.

Leia mais:

Aberta programação do South Summit Brazil em Porto Alegre

South Summit Brazil começa nesta quarta-feira em Porto Alegre

Prefeitura lança projeto para incentivar produções audiovisuais

South Summit terá participação de speakers da prefeitura

South Summit: mais de quatro mil decretos serão revogados em projeto de desburocratização

South Summit Brazil eleva ocupação hoteleira a 90% em Porto Alegre

Prefeitura apresenta plataforma POACast durante o South Summit

Espaços da prefeitura no South Summit destacam inovação e sustentabilidade

Visitantes do South Summit têm diversas opções de passeios na Capital

South Summit: executiva do Tik Tok fala sobre rede social com alunos

Porto Alegre está pronta para receber o South Summit Brazil

Prefeitura divulga serviço de trânsito para o South Summit Brazil

EPTC realiza capacitação de taxistas para grandes eventos

DMLU recolhe 70 toneladas de resíduos da área que irá receber o South Summit

DMLU inicia limpeza de área que irá receber o South Summit 2023

 

 

Ivani Schutz

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes