Porto Alegre conta com 134 prefeitos de praças voluntários para cuidar da cidade

25/06/2022 14:31
Cesar Lopes / PMPA
Executivo
Mais quatro líderes foram nomeados para a função pelo prefeito Sebastião Melo, desta vez no Jardim Carvalho

Na manhã deste sábado, 25, o prefeito Sebastião Melo, ao lado de secretários municipais e vereadores esteve no Parque Marcos Rubin, no bairro Jardim Carvalho, Zona Leste da Capital, para nomear mais quatro prefeitos de praças. O município totaliza agora 134 líderes voluntários aptos a auxiliar o poder público nos cuidados com a preservação e manutenção dos parques e praças da cidade. (fotos)

O prefeito Melo apresentou toda sua equipe de governo presente na solenidade para interagir com a comunidade local. A iniciativa do executivo é conversar com a população e ouvir as principais demandas de cada região.

“Quero fazer aqui um apelo aos prefeitos de praça para conversarem com os vizinhos a fim de melhorar as calçadas e separar os resíduos corretamente. Isso dará sustentabilidade. Também temos de reduzir os focos de lixo que poluem nossos arroios", observa Melo. O prefeito garantiu que até dezembro Porto Alegre terá 250 prefeitos de praças nomeados.

Durante o encontro, foram entregues crachás e certificados aos moradores e assinado o Pacto de Governança entre a comunidade e os gestores da prefeitura. O objetivo é estabelecer a corresponsabilidade no cuidado com os espaços públicos.

O secretário de Serviços Urbanos, Marcos Felipe, destacou a participação de toda a equipe em uma comunhão de esforços para ajudar a cuidar da cidade. Aproveitou para atualizar a comunidade acerca de uma de suas demandas: “Quanto ao beco Souza Costa, sabemos da importância desse acesso de mais de 20 anos de espera. Agora, fizemos uma parceria que doou os meio fios e conseguimos o acesso para ligar a Antônio de Carvalho e ajudar muito o fluxo da região. Temos vários alargamentos acontecendo para melhorar a vida da população”. Após o evento, o prefeito e sua equipe de governo, acompanhado da comunidade foram visitar o Beco Souza Costa.

Para a líder comunitária Janara Menegotto, nomeada para ser prefeita do Parque Marcos Rubin, uma praça bem cuidada, bem aparelhada e iluminada traz mais segurança. “Eu não vou medir esforços para trazer melhor condições para nosso parque e levar mais qualidade de vida para nosso parque”, diz Janara.

O evento contou com a apresentação da Banda Municipal, além de atividades de recreação do Sesc com camas elásticas, mesa de pebolim e piscina de bolinhas.

Também estiveram presentes os vereadores Moisés Barboza, Cláudio Janta e Jesse Sangalli.

Contato com a prefeitura - Mais informações sobre os prefeitos de praça, sugestões e indicações pelo e-mail: apoiepoa@portoalegre.rs.gov.br

Conheça os prefeitos nomeados deste sábado:

Prefeita Janara Menegotto - Parque Marcos Rubin

Prefeita Sônia dos Santos - Praça Coinma

Prefeito Isauri Rodrigues Machado - Praça José Amador dos Reis

Prefeito Alex Victorino Inácio da Silva - Praça Leandro Ferreira

A gente vive, a gente cuida é um movimento que convida a população a manter a cidade limpa e cuidar dos espaços públicos. Avanços importantes na zeladoria foram conquistados, mas ainda há muitos desafios para fazer de Porto Alegre uma cidade melhor para se viver. Coordenada pelo Gabinete de Comunicação Social (GCS) da prefeitura, a iniciativa tem duração de 30 meses. Assista ao vídeo da campanha.

 

Mariana Kruse

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes