Parceiros estão mobilizados para acolhimento no Gigantinho

27/07/2021 15:12
Giulian Serafim / PMPA
EXECUTIVO
Melo visitou estrutura do Internacional no final da manhã desta terça-feira

No final da manhã desta terça-feira, 27, o prefeito Sebastião Melo e a primeira-dama Valéria Leopoldino estiveram no Gigantinho para conversar com os parceiros e verificar a estrutura de acolhimento da população em situação de rua. Recepcionada pelo presidente do Sport Club Internacional, Alessandro Barcellos, a equipe da prefeitura começou a receber  doações de entidades da sociedade civil, como agasalhos, cobertores, alimentos e apoio de infraestrutura para o atendimento. O vice-prefeito Ricardo Gomes também acompanhou a visita.

Melo enfatizou que a união é uma marca de Porto Alegre. “Não seria diferente neste momento. Meu sincero agradecimento a todos os parceiros que atenderam nosso chamado ou que se voluntariam para somar esforços e acolher a população. E o Internacional, parceiro da cidade na pandemia, mais uma vez dá sua valorosa contribuição”, disse o prefeito.

“O Internacional se sente orgulhoso de contribuir mais uma vez com a cidade e a população, em busca de amenizar esse momento desafiador”, afirmou Barcellos. “Agradeço de coração essa mobilização. É um movimento de solidariedade que vai colher frutos no acolhimento do cidadão que mais precisa do nosso olhar cuidadoso”, manifestou a primeira-dama Valéria Leopoldino.

Parceiros - A resposta de parceiros da sociedade civil foi rápida. Desde sábado, quando iniciaram os contatos, muito aderiram à Operação Inverno para contribuir de alguma forma. O Banco de Alimentos doou cobertores e cestas básicas. A Unimed vai disponibilizar uma ambulância, das 19h às 7h.

A Associação dos Procuradores de Porto Alegre doou cobertores e kits de higiene. A Associação da Classe Média (Aclame) e o grupo Livre Iniciativa apoiam com a doação de 15 chuveiros e um gerador para assegurar a energia elétrica. A Associação do Ministério Público (AMP) destinou cobertores. A rede de parceiros da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) vai contribuir na alimentação e fornecerá café da manhã e jantar nas quatro noites. O almoço será servido pelos restaurantes populares. O Exército colabora com o empréstimo, montagem de camas e apoio no atendimento. Já a Defesa Civil do Município ajuda com colchões e cobertores.

Operação Inverno - Diante da previsão de avanço da frente fria em Porto Alegre, a prefeitura montou um plano emergencial para atender as pessoas em situação de rua na Capital. Uma força-tarefa entre secretarias está ampliando a estrutura da Operação Inverno, com acolhimento extraordinário de 100 vagas no Gigantinho a partir desta terça-feira, 27. Além do espaço na sede do estádio Beira-Rio, há 140 vagas ainda disponíveis na rede própria e conveniada.

Como ajudar - As doações podem ser feitas através do Movimento "Poa que Doa", programa social, coordenado pelo Gabinete da Primeira-dama do Município de Porto Alegre, que reúne as campanhas do Agasalho e do Alimento 2021. O objetivo é atender pessoas em situação de vulnerabilidade social. Os donativos podem ser entregues em 17 pontos de coleta espalhados pela cidade e em drive thrus de vacinação, divulgados no site da prefeitura. Confira aqui os pontos de coleta para doações.

Como avisar - Os avisos sobre pessoas em situação de rua podem feitos diretamente pelo telefone 156, opção 7. O Serviço de Abordagem Social da FASC irá se encarregar da busca e encaminhamento para um dos abrigos da prefeitura ou Gigantinho.

 

 

Carolina Seeger e Maria Emilia Portella

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes