Parc√£o recebe escultura de cinco metros de altura

16/05/2022 13:36
Mateus Raugust/PMPA
EXECUTIVO
Monumento foi chamado Antera, representando a fertilização de novas ideias, e instalado no lado esportivo do parque

A obra de arte Antera foi oficialmente inaugurada no Parque Moinhos de Vento (Parcão) na manhã desta segunda-feira, 16. O monumento tem cinco metros de altura e é proveniente da doação da Virada Sustentável (VS), com patrocínio da Gerdau, em homenagem aos 250 de Porto Alegre. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) autorizou a instalação da peça no lado esportivo do parque.

Ao agradecer a doação, o prefeito Sebastião Melo afirmou que o apoio dos parceiros é fundamental para ajudar no embelezamento das praças e parques.

Mateus Raugust/PMPA
EXECUTIVO

"Uma das coisas que faz Porto Alegre crescer √© o est√≠mulo a uma cidade mais cuidadora, mas n√£o existe cidade mais cuidadora se depender apenas do prefeito e das equipes da prefeitura. A soma de esfor√ßos √© essencial para cuidar dos espa√ßos p√ļblicos e elevar a autoestima da Capital" -¬†Prefeito Sebasti√£o Melo.

Obra de Arte - "A pe√ßa denomina-se Antera, em refer√™ncia √† parte onde se formam os gr√£os de p√≥len das flores, e representa a fertiliza√ß√£o de novas ideias",¬†explica o autor, Rog√©rio Pess√īa. Em chapa de a√ßo patin√°vel, a obra possui uma fenda aberta que transpassa a pe√ßa de forma reta e vertical, do ch√£o ao topo, onde encontra uma tela de conten√ß√£o em formato de casulo, com pe√ßas cer√Ęmicas dentro, representando os gr√£os de p√≥len. A obra¬†est√° sendo instalada em car√°ter permanente.

O titular da Smamus, Germano Bremm,¬†destacou a import√Ęncia do senso de coletividade. ‚ÄúA Virada Sustent√°vel √© um evento que traz muito para cidade, este senso de compromisso com o que √© de todos. Quase todas as cidades do mundo t√™m monumentos muito visitados e fotografados, ent√£o vamos cuidar desse presente que estamos recebendo. A obra ir√° se tornar mais um local de contempla√ß√£o, junto √† natureza do parque‚ÄĚ. Da mesma forma, o secret√°rio municipal da Cultura, Gunter Axt, enalteceu a contribui√ß√£o da Virada, ao deixar um legado para cidade, com a doa√ß√£o da obra de arte.

O vice-presidente executivo do Conselho de Administra√ß√£o da Gerdau, Andr√© Bier Gerdau Johannpeter, enfatizou¬†a liga√ß√£o da empresa com a capital ga√ļcha. ‚ÄúH√° 121 anos, a empresa iniciava em terras ga√ļchas sua trajet√≥ria centen√°ria. Buscamos promover a√ß√Ķes de cultura¬†e sustentabilidade e esta doa√ß√£o √© um presente pelos 250 anos de Porto Alegre.‚ÄĚ

A solenidade, que foi conduzida pelo coordenador da Virada Sustentável, Vitor Ortiz, também contou com as presenças dos secretários municipais de Serviços Urbanos, Marcos Felipi Garcia, de Parcerias, Ana Pellini, de Esporte, Lazer e Juventude, Débora Rios Garcia, Extraordinária dos 250 anos da Capital, Rogério Beidacki, do representante das empresas que adotam o parque, Cláudio Zaffari, de representantes das subprefeituras e de entidades ligadas à pauta.

Aline Czarnobay