Obras no Tesourinha começam nesta segunda-feira

11/09/2023 08:35
Alex Rocha/PMPA
ESPORTE LAZER E JUVENTUDE
Ordem de início foi assinada nesta quarta-feira pelo prefeito Sebastião Melo

A ordem de in√≠cio das obras de melhorias no Gin√°sio Tesourinha (Osmar Fortes Barcellos)¬†foi assinada na quarta-feira, 6. O investimento inicial √© de R$ 1,95 milh√£o, que ser√° aplicado na reforma de parte da arquibancada, na troca de aberturas e janelas, reparos el√©tricos, instala√ß√£o de uma subesta√ß√£o de energia, reestrutura√ß√Ķes do vesti√°rio e de salas administrativas. Os trabalhos da primeira etapa da obra¬†come√ßam¬†nesta segunda-feira, 11, e t√™m previs√£o de conclus√£o em at√© oito meses. No¬†total, ser√£o investidos cerca de R$ 10 milh√Ķes na recupera√ß√£o do espa√ßo.

De acordo com as¬†secretarias municipais¬†de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) e de Obras e Infraestrutura (Smoi), tamb√©m est√£o previstas outras etapas de melhorias no gin√°sio. Elas devem ocorrer a partir de 2024¬†e incluir a reforma da outra metade da arquibancada, troca de telhado, reparos nas cabines de televis√£o e de r√°dio, instala√ß√£o de ilumina√ß√£o de LED, novos pontos de acessibilidade (elevador e rampas), al√©m de reformas na pracinha e¬†√°reas externas. Para essas etapas, h√° previs√£o de investimento de mais R$ 8 milh√Ķes.

‚ÄúSempre gosto de lembrar que este gin√°sio √© uma obra do ent√£o prefeito Alceu Collares e, agora, agradecemos ao Jo√£o Derly pela emenda parlamentar. Temos √≥timas recorda√ß√Ķes de eventos esportivos aqui, mas tamb√©m de momentos de solidariedade. O Tesourinha j√° acolheu desabrigados por enchentes, j√° recebeu doa√ß√Ķes e sediou campanhas de vacina√ß√£o. √Č um equipamento extremamente importante da cidade, tem de estar bem conservado e com manuten√ß√£o em dia‚ÄĚ - Prefeito Sebasti√£o Melo.

O investimento de R$ 1,95 milhão foi possível em razão do repasse de uma emenda parlamentar do ex-deputado João Derly
(R$ 1,1 milhão), e contrapartida de R$ 840 mil da Prefeitura de Porto Alegre.

Atividades - Mesmo com as obras, o gin√°sio seguir√° aberto, funcionando com restri√ß√Ķes em alguns setores, mas recebendo a comunidade para atividades esportivas. Em outubro deste ano, o Tesourinha completa 32 anos de exist√™ncia. Local de eventos hist√≥ricos, sediou, por exemplo, a final do Campeonato Nacional de Basquete, em 17 de abril de 1994, quando o Corinthians, de Santa Cruz do Sul, venceu Franca (SP) por 99 a 92. Naquele dia, o time ga√ļcho, comandado pelo t√©cnico Ary Vidal, sagrou-se campe√£o brasileiro.¬†

Al√©m das pr√°ticas esportivas, o gin√°sio tamb√©m j√° recebeu importantes a√ß√Ķes de sa√ļde e sociais. Durante a pandemia, foi um dos locais de vacina√ß√£o contra a Covid-19 e para a arrecada√ß√£o de roupas e alimentos. Em 2022, serviu de abrigo para pessoas em situa√ß√£o de rua em dias de frio intenso.

‚ÄúO Tesourinha √© um patrim√īnio hist√≥rico de Porto Alegre, um local onde¬†foram realizados in√ļmeros eventos esportivos, grandes atra√ß√Ķes art√≠sticas durante anos e v√°rias outras atividades envolvendo a comunidade. As obras de reforma geral no gin√°sio, que a prefeitura ir√° executar, resgatar√° um s√≠mbolo querido da cidade e propiciar√° a retomada de grandes eventos de alcance regional e nacional‚ÄĚ, afirma a titular da Smelj, D√©bora Garcia.

Samuel Bizachi