Novo programa promoverá a reinserção de idosos no mercado de trabalho

28/10/2022 11:41
Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Proposta reúne políticas públicas para beneficiar a população acima dos 60 anos

O prefeito Sebastião Melo sancionou na manhã desta sexta-feira, 28, em ato no Salão Nobre do Paço Municipal, projeto de lei da vereadora Monica Leal que institui o Programa Ativa Idade. A proposta reúne políticas públicas para fortalecer a reinserção da população acima dos 60 anos no mercado de trabalho.

“O projeto tem pilares fundamentais de fortalecer oportunidades e também reconhecer empresas dedicadas à inclusão dos cidadãos 60+, que têm experiência e muita capacidade produtiva”, afirmou Melo, defendendo também o olhar para o voluntariado no conjunto de ações, considerando que o projeto aborda atividades remuneradas e não remuneradas.

O programa, que terá os detalhes da operacionalização regulamentados por decreto, prevê medidas como intermediação para vagas, capacitação e ações integradas com a iniciativa privada, a fim de gerar espaços e reconhecer empresas dedicadas a essa inclusão. Também está prevista a criação de um banco de oportunidades, para integrar as bases de dados, que será viabilizado com o apoio de emenda impositiva da vereadora para criação da plataforma.

“O programa é uma ferramenta social, para que o idoso possa contribuir com a sua capacidade produtiva, carregada de experiência e sabedoria, que precisa ser estimulada. Precisamos de idosos produtivos, experientes e ativos”, enfatizou Monica Leal.

A solenidade contou com as presenças de secretários municipais e representantes de entidades ligadas a politicas de atendimento e inclusão dos idosos. A regulamentação será liderada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), com apoio da pasta do Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET).

 

Carolina Seeger

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes