Navegantes: carreata e navegação até a Ilha da Pintada marcam início das homenagens

23/01/2022 13:08
Giulian Serafim/ PMPA
EXECUTIVO
Prefeito Sebastião Melo acompanhou o trajeto pelo Guaíba até a região das ilhas

As homenagens à Nossa Senhora dos Navegantes começaram neste domingo, 23, com um cortejo do Santuário Navegantes ao Cais Mauá, onde ela foi conduzida pelo barco Cisne Branco até a Ilha da Pintada. O prefeito Sebastião Melo acompanhou o trajeto de 20 minutos pelo Guaíba.

"Essa é a festa mais importante da nossa cidade. Infelizmente, ainda não podemos fazer a tradicional procissão por terra, mas o caminho pelas águas foi belíssimo e nos trouxe muitas bênçãos. Que a padroeira de Porto Alegre possa trazer chuva para nossa cidade, que tanto precisa" – prefeito Sebastião Melo

Para o secretário municipal da Cultura, Gunter Axt, a ida inédita da santa às ilhas é um gesto marcante da celebração ligada aos pescadores e à comunidade ribeirinha. "Estamos recuperando e resgatando algo fundamental da identidade desta cidade. Valorizando as periferias, trazendo um olhar para este espaço, tão lindo, que são as ilhas em torno de Porto Alegre”, diz Axt.

“Foi maravilhoso o encontro pelas ruas e avenidas de Porto Alegre. Nossa Senhora abençoando as casas, apartamentos e as pessoas nas janelas e nos pátios aclamando. Ela foi maravilhosa e continuará sendo no novo ano de graças”, afirma o padre Remi Maldaner, do Santuário Navegantes.

Giulian Serafim/ PMPA
EXECUTIVO
Esta é a primeira vez que a santa foi até a Ilha da Pintada

Após a recepção na Capela Nossa Senhora de Boa Viagem, liderada pelo padre Rudimar Dall Asta, as autoridades seguiram com a comunidade caminhando pela Ilha da Pintada pedindo as bênçãos para Nossa Senhora. Durante a novena, até dia 2 de fevereiro, serão celebradas missas diárias com temas e padres diferentes, sempre às 19h.

Os agentes de fiscalização e a central de videomonitoramento e controle da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) orientaram a carreata para garantir a segurança viária e minimizar os impactos no trânsito.

Programação - Realizada pelo Santuário Navegantes e a Produtora Cultura em Cena, o tradicional evento pela primeira vez levou a imagem da santa ao encontro dos moradores e fieis das ilhas do entorno da Capital. A programação, iniciada neste domingo, se encerra no dia 2 de fevereiro.

  

 

Mariana Bertolucci

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes