Natal dos Encantos movimenta Porto Alegre com 40 atrações gratuitas

17/11/2022 16:16
Mateus Raugust / PMPA
EXECUTIVO
Melo e a primeira-dama destacaram a importância do Natal para as comunidades da Capital

A Prefeitura de Porto Alegre lançou nesta quinta-feira, 17, a programação do Natal dos Encantos 2022, com 40 atrações gratuitas espalhadas pela Capital até 25 de dezembro. O evento, apresentado pelo secretário de Comunicação, Luiz Otávio Prates, ocorreu no Salão Nobre do Paço Municipal com a presença do prefeito Sebastião Melo, secretários, empresas e entidades parceiras, além da imprensa. Acesse aqui a agenda completa.

“Agradeço a todos os envolvidos nesta programação de Natal dentro e fora da nossa gestão. Governo e sociedade juntos fazem uma cidade melhor. Temos de comemorar o processo que enfrentamos com a pandemia. Passamos muitas dores, mas tivemos muitos aprendizados. Um feliz Natal para todos neste momento de retomada, quando celebramos 250 anos de Porto Alegre” – Prefeito Sebastião Melo.

Conforme o secretário Prates, essa união de esforços resultou em um Natal que tem tudo para trazer alegria de volta à cidade após dois anos de pandemia. “A gente vive a mania do Natal é o conceito da programação. Serão eventos natalinos com ativações ocorrendo em sete regiões da cidade”, explicou.

As atrações começam em 25 de novembro, com a Chegada do Papai Noel no Shopping Total. A partir das 18h30, o local será palco para muita música e dança, além de queima de fogos e shows de luzes. O bom velhinho fará sua tradicional descida da chaminé no centro de compras.

Shows e espetáculos - Em 2 de dezembro, serão acesas as luzes do Paço Municipal, do Mercado Público e da Praça da Alfândega, entre outros locais, momento que será acompanhado pelo badalar dos sinos de várias igrejas.

A Casa do Papai Noel, instalada dentro do Paço, será aberta ao público às 15h do dia 3 de dezembro. No mesmo dia, às 11h, o Coral da Ufrgs fará um recital na Cinemateca Capitólio e, às 18h, o Parque Farroupilha será palco para o Festival de Orquestras Jovens apresentando o Concerto Cover Frank Sinatra.

No dia 11 de dezembro, a partir das 18h, ocorre um cortejo da Usina do Gasômetro até o palco montado na Orla 1, que irá receber o espetáculo Um encanto de Natal, a cargo da Cia. Sorriso com Arte. Já no dia 12, às 18h, acontece o espetáculo de Natal do Banrisul na Praça da Alfândega.

Em 17 de dezembro, destaque para o Concerto de Natal 250 anos, apresentado pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) com cerca de 200 músicos na Casa da Ospa, a partir das 17h.

A programação completa prevê ainda cantata de Natal, cortejos natalinos, apresentação de orquestras e espetáculo de Natal. Neste ano, são parceiros da prefeitura 27 empresas e entidades de diversos setores. 

Além do Paço Municipal, Praça da Alfândega, Mercado Público e Praça Montevideo, no Centro Histórico, as atrações ocorrerão em outros locais, como Orla 1 e 3, Esplanada da Restinga, Jardins do Dmae, Catedral Metropolitana, Morro da Cruz, Teatro Renascença e Igreja da Conceição.

Doações de brinquedos - A primeira-dama Valéria Leopoldino lembrou, no evento, que Porto Alegre está com uma campanha de doação de brinquedos para atender crianças de comunidades carentes da Capital.

“Sabemos que o Natal é uma época importante para as nossas crianças. Queremos atender melhor as regiões periféricas da nossa Capital, então convido a todos que doem brinquedos neste Natal”, disse a primeira-dama. A prefeitura mantém caixas coletoras no saguão do Paço e também no Centro Administrativo Municipal (rua Gen. João Manoel, 157).

Parceiros: Zaffari,  Banrisul, Enerfin/Ventos do Sul, IPSul, Icatu, Motormac, Tintas Killing, Fármacias São João, Panvel, CCR Via Sul, Unifertil, Shopping Total, Shopping Iguatemi, Shopping Praia de Belas, Barra Shopping Sul, Boulevard Laçador, CDL, Sindilojas Porto Alegre, SINDHA, APMPA, Federasul, POA Convention Bureau, ATP, Trensurb, ACPA e Móveis do Bem.

Cristiano Vieira

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes