Município abre 39 leitos para pacientes com Covid-19 na Santa Casa

23/06/2020 12:36
Jefferson Bernardes / PMPA
EXECUTIVO
Prefeito Marchezan firmou contrato nesta terça-feira

A Prefeitura de Porto Alegre assinou contrato com a Santa Casa de Misericórdia para iniciar, a partir desta terça-feira, 23, a operação de mais 39 leitos para tratamento de pacientes da Covid-19. São 28 vagas de UTI e 11 de internação, específicas para pacientes infectados com a doença, todos do Sistema Único de Saúde (SUS). O ato formal ocorreu nesta manhã, no Espaço Jeito, na Praça Central do complexo hospitalar.

“Em função da pandemia, a velocidade de ocupação de leitos de UTIs nos faz tomar decisões rápidas e também contar com respostas rápidas da área da Saúde. A Santa Casa sempre foi nossa parceira. Mais uma vez está nos atendendo e disponibilizando leitos com agilidade e presteza”- Prefeito Nelson Marchezan Júnior.

O prefeito também destacou que o mundo inteiro está se adaptando ao novo coronavírus, monitorando sua evolução e como tem se manifestado em outros locais. "Temos  que nos adaptar, modernizar e qualificar a administração pública”, destaca Marchezan. Para ele, a transformação da máquina pública será um dos legados que ficarão para a cidade.

Equilíbrio - O secretário municipal de Saúde, Pablo Stürmer, lembra que desde março a prefeitura trabalha de forma ininterrupta buscando o equilíbrio da rede hospitalar. “Diante da possibilidade de uma escalada, instituições como a Santa Casa se prepararam. Não abriu no início, para não afetar o seu atendimento normal, mas diante da necessidade, está liberando leitos no Hospital Pereira Filho”, diz.

O diretor-geral da Santa Casa, Júlio Flávio Dornelles de Matos, disse que a instituição preparou um plano para isolamento em uma unidade do complexo hospitalar e tem a expectativa de abertura de 80 novos leitos. “Recebemos R$ 5,5 milhões de doações de empresas e da dupla Gre-Nal, que nos permitiu equipar esta unidade. Chegamos a um momento agudo, mas perfeitamente administrável. Temos mais 20 leitos em condições de entrar em funcionamento e aguardamos a sinalização da prefeitura”, contabilizou Matos, lembrando que o cronograma de efetivação dependerá da administração pública.

Para mais informações sobre o coronavírus, clique aqui.
Veja aqui as últimas notícias sobre a pandemia.

  

 

 

Paulo Ricardo Fontoura

Rui Felten

Acompanhe a prefeitura nas redes