Mostra Municipal de Trabalho Educativo reúne mais de 1.200 adolescentes

26/10/2023 18:07
Mateus Raugust/PMPA
Executivo
Melo destacou a importância do atendimento social em Porto Alegre

Mais de 1.200 adolescentes, entre 14 e 17 anos, participaram da Mostra Municipal de Trabalho Educativo 2023 na tarde desta quinta-feira, 26, no Centro Estadual de Treinamento Esportivo. O encontro teve apoio da Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e Guarda Municipal, organizado pelo Fórum Temático Trabalho Educativo. O prefeito Sebastião Melo conferiu a mostra em cada estante e destacou importância do atendimento social na cidade.

“Parabenizo a todos vocês pelos trabalhos. É muito legal ver tanto amor expressado, tanto carinho. A vida só tem sentido quando ela é comunitária†- Prefeito Sebastião Melo.

Os trabalhos produzidos pelos adolescentes no serviço realizado no turno inverso ao da escola é uma das modalidades executadas em 34 Organizações da Sociedade Civil (OSCs), parceiras da rede socioassistencial de Porto Alegre. O presidente da Fasc, Cristiano Roratto, citou o Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o Fórum Temático pelo empenho e incentivo aos educandos. “É muito bom ver a gurizada envolvida com toda sua criatividade, colocando em prática o que aprendem em nossos serviçosâ€.

A mostra, que ocorre uma vez por ano, é um espaço de promoção dos trabalhos realizados nos diferentes grupos e instituições. Para a coordenadora do encontro e representante do Fórum Témático, Juliana Borba, os apoiadores foram fundamentais na realização. “Esse é um espaço potente de trocas entre os adolescentes de diversas regiões e também uma oportunidade para divulgarmos a importância e diversidade dos projetos. Este ano é ainda mais especial, pois entregamos o projeto técnico do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - Adolescentes. Um projeto construído a muitas mãos que visa a qualificar ainda mais os atendimentosâ€.

 

Evelize Fabricio

Gilmar Martins