Moradores da Restinga recebem serviços e registram demandas no Mais Comunidade

30/04/2022 16:17
Cesar Lopes / PMPA
Executivo
Prefeito Sebastião Melo esteve no bairro na manhã deste sábado

O prefeito Sebastião Melo, secretários e técnicos da prefeitura estiveram no bairro Restinga participando do Mais Comunidade neste sábado, 30. Com a presença dos moradores, ocorreu nomeação de prefeitos e entrega de revitalização de praças, assinatura do Pacto de Governança, vistoria de pavimentação, atendimento do Procon e vacinação contra a Covid-19 e gripe. A comunidade também apresentou solicitações e recebeu orientações sobre prevenção da dengue e como registrar demandas no 156.

Na Restinga Velha, na praça do acesso Amur, foram nomeados dez prefeitos de praças. Melo chamou atenção para necessidade da união de forças para a promoção de ações educativas e pediu a colaboração de todos no cuidado com a cidade e o meio ambiente.

“Precisamos virar a chave e passar a ter mais cuidado com os espaços públicos. O descarte irregular de lixo é uma dura realidade que temos de mudar. Quero convocar os moradores para fazermos uma corrente de diálogo e convencimento por mais educação da população”  – Prefeito Sebastião Melo.

O prefeito afirmou que a Restinga deverá ter uma Unidades de Destino Certo para receber gratuitamente madeira, móveis velhos, colchões, terra, entulho, caliça, cerâmica, sucata de ferro, eletrodomésticos, resíduos arbóreos e diversos materiais que hoje estão sendo descartados irregularmente em locais públicos.

Segundo o secretário-adjunto de Serviços Urbanos, Vitorino Baseggio, a presença da prefeitura nas comunidades é uma forma de aproximar os serviços e o poder público da população. “Esse resgate do contato direto entre a administração pública e comunidade qualifica essa relação e faz com que as pessoas se sintam acolhidas”, diz Baseggio.

Cesar Lopes / PMPA
Executivo
Praças foram revitalizadas na região

Praças - Das 39 praças cadastradas na Restinga, dez já foram revitalizadas, com a manutenção e pintura de bancos, brinquedos, recuperação de passeio, escadas, telamento e pintura de quadras. Outras duas estão com intervenções em andamento.

Na Restinga Velha, na Praça Luiz Francisco Zanella (Campo do Cantão), o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) realizou a remoção de resíduos, fez roçada, varrição e pintura dos meios-fios no trecho junto da Estrada do Barro Vermelho. A Secretaria de Serviços Urbanos também entregou a pavimentação da Alameda Mil e Setenta e Nove.

Na Praça Jardim Paraíso, a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude instalou as redes nas goleiras da quadra de futebol e entregou uma bola para as crianças que jogam no espaço.

A comunidade dos condomínios Residencial Jardim Belize e Jardim Paraíso se mobilizou para acompanhar a nomeação de mais dois prefeitos de praça. Com a oficialização de mais 12 voluntários, a cidade atingiu a marca de 105 prefeitos de praças nomeados.

Demandas - A partir de relatos dos moradores, o Gabinete da Causa Animal será acionado para avaliar a situação dos cachorros que vivem na Praça do Jardim Paraíso e encaminhá-los para castração. Uma ação envolvendo o DMLU e o Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE) será realizada para a limpeza da bacia de contenção que fica atrás dos condomínios.

Aos vereadores presentes, o prefeito solicitou a organização de uma audiência pública no local para, com a representantes do Executivo Municipal e Ceee Equatorial, sejam avaliadas as questões colocadas referentes a altas taxas pagas pelo serviço de energia elétrica e o IPTU.

Solicitações de serviços - O prefeito também destacou o serviço do 156, um canal de atendimento que recebe e encaminha as solicitações da população referentes aos serviços públicos, que além do atendimento telefônico, conta com a opção de registrar a demanda por meio digital, pelo aplicativo 156 +POA, pelo site, por e-mail 156poa@portoalegre.rs.gov.br ou pelo Whatsapp 51 34330156.

Saúde - Durante todo o roteiro do evento, agentes de combate a endemias prestaram orientações à comunidade sobre ações de prevenção à dengue. Dentro da programação do dia D de Vacinação, o grupo esteve na Clínica da Família Álvaro Difini, uma das 105 unidades de saúde do município que aplicaram vacinas contra o sarampo e gripe, das 8h às 17h. Uma Unidade Móvel da Saúde foi instalada na Praça Jardim Paraíso, oferecendo, das 9h às 12h, vacinação contra a gripe a Covid-19.

Direito do consumidor - Das 9h às 13h, os cidadãos buscaram informações sobre direitos do consumidor e realizaram o encaminhamento de negociação para resolver desacordos comerciais com fornecedores ou prestadores de serviços.

Agentes da Guarda Municipal e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) acompanharam o roteiro.

 

 

 

 

Adriana Corrêa

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes