Moradores da área central já podem encaminhar Saque Calamidade do FGTS via 156

30/01/2024 08:41

Moradores de Porto Alegre da região Centro do Orçamento Participativo (OP), que inclui 18 bairros (ver lista abaixo), já podem encaminhar o Saque Calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Por telefone, basta ligar para 156, digitar a opção 9 (demais serviços) e informar os dados solicitados. Também são aceitos pedidos pelo e-mail 156poa@portoalegre.rs.gov.br ou pelo chat do 156, no site https://156web.procempa.com.br/. 

A pessoa deverá fornecer nome, celular e endereço completos, além de relatar os danos sofridos (na residência, imóvel e mobiliário - prejuízos em veículos não são válidos para o benefício). Em até 10 dias úteis, se aprovada a solicitação, o morador receberá uma confirmação por WhatsApp, da prefeitura, de que está apto a pedir o Saque Calamidade nos canais oficiais da Caixa (aplicativo FGTS, agências, entre outros).

Esse encaminhamento via 156 é necessário somente para quem vive na região Centro do OP, a única da cidade que possui Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) superior a 0,9. O indicador é calculado com base em três sub-índices: longevidade, educação e renda. 

Moradores de todos os outros 76 bairros de Porto Alegre, das demais 16 regiões do OP, estão desde sábado, 27, automaticamente liberados a solicitar o Saque Calamidade do FGTS direto nos canais oficiais da Caixa. 
 
Estão aptos a fazer o pedido, na Caixa, todos que têm saldo na conta do FGTS, mas o saque é limitado a R$ 6,22 mil e pode ser feito “por necessidade pessoal, urgente e grave decorrente de desastre natural que tenha atingido a sua área de residência”, conforme informação do banco. 

Temporal - O benefício é ofertado em razão da gestão municipal ter emitido decretos de nível 1 e 2 de situação de emergência, após o grave temporal de 16 de janeiro, e os textos terem sido homologados tanto pelo Governo do Estado quanto pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, do governo federal. Na última quarta-feira, 24, o prefeito Sebastião Melo esteve reunido com a direção da Caixa. 

Prazo - O prazo máximo para efetuar a solicitação de Saque Calamidade de Porto Alegre, conforme informa o próprio site da Caixa sobre o benefício, é até 18 de abril de 2024. A pessoa pode se dirigir ao banco para pedir o resgate, mas não é necessário. É possível fazer a solicitação por meio do aplicativo de celular FGTS, da Caixa. Mais informações podem ser conferidas no site.

Alerta - Servidores da prefeitura não pedem dados bancários ou depósitos. Comunique-se apenas pelos canais oficiais da gestão municipal (156) ou da Caixa. Se receber ligações ou mensagens de WhatsApp ou via SMS com solicitações de dados sigilosos ou depósitos bancários, a orientação é de que a pessoa reporte o caso ao disque-denúncia da Polícia Civil - 181. 

Bairros da região Centro do OP (onde é necessário encaminhar pedido via 156):
Auxiliadora
Azenha
Bela Vista
Bom Fim
Centro Histórico
Cidade Baixa
Farroupilha
Floresta
Independência
Jardim Botânico
Menino Deus
Moinhos de Vento
Mont 'Serrat
Petrópolis
Praia de Belas
Rio Branco
Santa Cecí­lia
Santana

 

Samuel Bizachi

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes