Melo visita empresas e discute modelos de concessão de saneamento no Rio de Janeiro 

19/04/2022 16:31
Mateus Raugust/PMPA
EXECUTIVO
Prefeito esteve na concessionária da Aegea Saneamento

Com objetivo de avaliar diferentes modelos de concessão de saneamento em busca do melhor para Porto Alegre, o prefeito Sebastião Melo fez visitas técnicas no Rio de Janeiro e em Niterói nesta terça-feira, 19.
 
Melo viajou com a secretária municipal de Parcerias, Ana Pellini, e com o diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Alexandre Garcia. Eles estiveram na base operacional da Águas do Rio, concessionária da Aegea Saneamento, responsável pelo abastecimento de água e esgoto em 27 cidades do RJ.

A concessão é recente, com início em novembro de 2021, mas tem resultados importantes, segundo Melo. “A relação comunitária é forte. São cerca de 3 mil funcionários atendendo mais de 500 comunidades e fazendo um trabalho muito interessante do ponto de vista social. Boa parte da equipe foi contratada dos bairros mais populares”, destaca o prefeito.
 
Conforme a Águas do Rio, muitos dos locais atendidos não tinham a individualização do serviço de água. Na região da Barreira do Vasco, por exemplo, que tem em torno de 5 mil famílias e está recebendo obras de melhoria da rede, a adesão dos moradores foi grande aos registros individuais de água. Isso representou economia dos gastos e garantiu o abastecimento de forma regular.

“O serviço público pode ser prestado pelo público ou pelos parceiros. O importante é que seja eficiente e caiba no bolso do cidadão. Nosso foco sempre será melhorar a vida da cidade e a vida das pessoas”, afirmou Melo. 

O roteiro teve ainda visita à sede da empresa Águas de Niterói, do Grupo Águas do Brasil, que atua desde 1998. No final da tarde, foi encerrado com reunião com o prefeito de Niterói, Axel Schmidt Grael.

São Paulo - Em Limeira, os serviços de abastecimento e esgoto são feitos pela iniciativa privada por concessão desde 1995. Melo esteve na segunda-feira, 18, na cidade paulista, onde foi recebido pelo prefeito, Mario Botion. Ele conheceu a experiência local durante visita à sede da empresa BRK Ambiental, responsável pelo serviço.

O grupo teve ainda reunião com o prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida, além do ex-prefeito da cidade e ex-ministro da Saúde Barjas Negri. Foi a gestão municipal de Negri que construiu a PPP envolvendo o esgoto, firmada entre a prefeitura e a Aegea Saneamento em 2012.

 

Matheus Beust

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes