Melo sanciona lei que permite venda de terrenos para desenvolver Porto Seco

02/09/2022 16:41
Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Região da Zona Norte da Capital tem grande potencial logístico

O prefeito Sebastião Melo sancionou nesta sexta-feira, 2, o projeto de lei 8/22 que autoriza a venda de 24 terrenos de propriedade da prefeitura situados na região do Porto Seco. A área na Zona Norte possui grande potencial logístico para Porto Alegre. A lei 13.217 tem o propósito de estimular o desenvolvimento econômico da região, incentivar a regularização fundiária, inibir possíveis invasores, aumentar a segurança e melhorar a mobilidade urbana, uma antiga reivindicação da comunidade e de empreendedores locais. 

Melo lembrou que a prefeitura trabalha em uma modelagem atrativa para prosseguir as obras do sambódromo. Neste primeiro momento, no entanto, será priorizada a alfândega do porto. "A questão do Acesso Norte é fundamental. Temos, hoje, um Salgado Filho com a pista estendida exportando e importando muito mais. Se você alfandegar o porto, saíremos com a mercadoria pronta para o transporte no aeroporto", destaca. "O Porto Seco demanda toda a atenção do poder público para desenvolver uma região de enorme potencial logístico para atender à cidade", acrescenta.

"Agora, a prefeitura poderá elaborar um edital de chamamento público para a venda dos terrenos e incremento da atividade de logística da região", explica a secretária de Parcerias, Ana Pellini, que liderou uma força-tarefa sobre o tema. "O maior objetivo é gerar mais áreas ocupadas e evitar o uso irregular", completa. O projeto do Acesso Norte do Porto Seco é capitaneado pela Secretaria de Obras e Infraestrutura (SMOI).

Potencial econômico - Para o presidente da Câmara Municipal, Idenir Cecchim, autor da lei, incentivar a atividade econômica na região é uma prioridade. "Os terrenos disponíveis para alienação têm potencial de ampliar uma vocação já existente. Temos um grande número de empresas que operam no entorno e a geração de empregos pode ser diretamente usufruída pela comunidade, da qual parcela relevante é carente", observa.

"Ganham os moradores, com mais emprego e renda, os empreendedores, que poderão reaproveitar espaços desocupados, e o governo, com arrecadação de impostos. Onde há progresso, há mais segurança", finaliza o presidente do Centro Empresarial Porto Seco (Ceporto), Delmar Albarello.

 

Gonçalo Valduga

Lissandra Mendonça