Melo reforça com Agergs pedido para fiscalizar serviços prestados pela CEEE Equatorial

23/01/2024 18:08
Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Nesta quarta-feira, prefeito participa de audiência com o presidente da Aneel em Porto Alegre

Em reunião com a presidente da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs), Luciana Luso de Carvalho, na tarde desta terça-feira, 23, o prefeito Sebastião Melo ratificou a importância de medidas fiscalizatórios em decorrência dos serviços prestados pela CEEE Equatorial após o temporal que atingiu Porto Alegre na semana passada.

Na segunda-feira, 22, o município protocolou representação na Agergs relatando os problemas enfrentados e prejuízos causados pelos estragos, além das dificuldades em retomar os serviços na cidade devido à atuação da Equatorial. 

“Temos trabalhado em conjunto para buscar soluções e a nossa prioridade é resolver os problemas da cidade. Mas eventos climáticos severos têm sido recorrentes e não podemos repetir episódios de deixar milhares de pessoas sem água por dias em decorrência da falta de energia. É preciso dar este passo adiante. Esperamos mais agilidade no atendimento ao cidadão e mitigação de consequências. Agradecemos o diálogo e esclarecimentos da presidente da Agergs e nos colocamos à disposição para trabalhar juntos e conquistar avanços e melhorias nos serviços” – Prefeito Sebastião Melo 

Luciana Luso de Carvalho reforçou que a agência está monitorando a atuação das companhias de energia no Estado, e que multas serão aplicadas caso necessário. “Queremos dar respostas efetivas à população. Buscamos os dados comparativos de como a distribuidora estava atendendo antes do temporal, quantas e quais equipes foram mobilizadas diante das previsões climáticas, além dos planos de contingência e formas de comunicação”, disse a presidente da Agergs. O relatório de fiscalização deve ser emitido dentro de 30 dias após o prazo de recebimento dos dados das companhias de energia.

Também estiveram no encontro os secretários do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm e dos Serviços Urbanos, Marcos Felipi Garcia, o diretor-geral do Dmae, Maurício Loss e o Procurador-geral adjunto de Domínio Público, Urbanismo e Meio Ambiente, Nelson Marisco.

Reunião com Aneel – Nesta quarta-feira, 24, a convite do governador Eduardo Leite, o prefeito Sebastião Melo participa de reunião com o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, no Palácio Piratini, para debater sobre a demora no restabelecimento de energia nas cidades e atuação das companhias. Após também protocolar representação junto à Aneel, o prefeito tinha solicitado audiência em Brasília para tratar do tema, mas em decorrência da vinda do diretor-geral ao Estado, o encontro foi cancelado.  

 

Manuela Kuhn

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes