Melo propõe reconhecimento a Guilherme Socias Villela na nova sede da prefeitura

12/09/2022 15:03

Durante a sessão plenária na Câmara Municipal desta segunda-feira, 12, o prefeito Sebastião Melo encaminhou, além da proposta envolvendo as contrapartidas da OAS, projeto de lei para denominação da nova sede da prefeitura. Localizado na rua General João Manoel, 157, o prédio deverá chamar-se Centro Administrativo Municipal Guilherme Socias Villela, em homenagem ao ex-prefeito da Capital.

Melo exaltou a escolha do nome pelo legado que construiu no desenvolvimento da cidade, especialmente nas áreas do urbanismo, meio ambiente e infraestrutura. “Villela deixou marcas concretas para fazer de Porto Alegre uma cidade melhor, então é um justo reconhecimento a um gestor competente. E feliz de nós que teremos a chance de fazer a homenagem em vida”, enfatizou o prefeito.

Natural de Uruguaiana e formado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Villela foi prefeito de Porto Alegre entre 1975 a 1983. Durante sua gestão, foram entregues os parques Marinha do Brasil, Maurício Sirotski Sobrinho (Harmonia), Mascarenhas de Moraes e outros quase 40 novos parques e praças. Criou a primeira Secretaria Municipal do Meio Ambiente, pioneira no Brasil.

No âmbito da mobilidade urbana, consolidou a abertura da 1ª e 2ª perimetrais, Bento Gonçalves (até Viamão), Érico Veríssimo, Nilo Peçanha (até o Colégio Anchieta) e possibilitou a construção do Viaduto Ildo Meneghetti na confluência das ruas Vasco da Gama e Ramiro Barcelos. Foi, ainda, responsável pela construção de mais de 15 mil casas e apartamentos populares no Complexo Habitacional da Restinga.

  

 

Carolina Seeger

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes