Melo: Porto Alegre está preparada para receber a vacina

15/01/2021 08:37
Mateus Raugust/PMPA
EXECUTIVO
Prefeito reforçou a mobilização na Capital para receber as doses

Em reunião virtual na manhã de quinta-feira, 14, com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, foi confirmado aos gestores municipais da Frente Nacional de Prefeitos que a vacinação contra a Covid-19 começa, em âmbito nacional, nesta quarta-feira, 20, às 10h. O primeiro lote importado da vacina AstraZeneca, com dois milhões de doses, chega aos estados na segunda-feira, 18. Na terça-feira, 19, o governo federal deverá divulgar o plano completo de vacinação, com os quantitativos e cronograma.

Mateus Raugust/PMPA
EXECUTIVO
Secretaria de Saúde já trabalha na estratégia de distribuição da vacina na Capital

O prefeito Sebastião Melo reforçou a mobilização na Capital para receber as doses, que serão limitadas diante da necessidade dos grupos prioritários para imunização. Pazuello afirmou que a distribuição aos estados será proporcional ao tamanho da população. “Virá pouca vacina neste momento. Temos uma população idosa que não é pequena, além dos trabalhadores da saúde. O governo federal ainda não precisou a quantidade de doses, mas Porto Alegre está preparada para receber a vacinaâ€, enfatizou Melo, que reafirmou a mobilização da prefeitura junto às redes pública e conveniada, universidades e forças de segurança. 

Conforme o ministro Pazuello, há previsão de mais oito milhões de doses ainda em janeiro da vacina Coronavac, do Butantan. A Secretaria Municipal de Saúde já trabalha na estratégia de distribuição da vacina na Capital, com mapeamento dos públicos prioritários e logística nas unidades de saúde.

  

 

Bruno Bertuzzi

Elisandra Borba