Melo nomeia mais 13 novos prefeitos da praça na Capital

20/11/2021 15:07
Cesar Lopes / PMPA
Executivo
Prefeitos de praça com seus certificados

Neste sábado, 20, novos prefeitos da praça foram nomeados em Porto Alegre. O título é dado a todo cidadão que tem o compromisso de cuidar dos espaço públicos da cidade. Por meio de um cargo voluntário, os prefeitos da praça podem também buscar parceiros que contribuam com a conservação dos locais. As 13 nomeações foram feitas pelo prefeito Sebastião Melo nas regiões da Restinga e em outros pontos da Zona Sul.

“Os prefeitos que assumiram essa posição não terão privilégio, mas preferência nas melhorias dos espaços públicos. Agradeço essa parceria, porque só ela tem a capacidade de tornar a cidade melhor.” - Prefeito Sebastião Melo. 

Na ocasião, além da entrega dos crachás e do certificado, foi assinado o Pacto de Governança entre a prefeitura e a comunidade. Acordado entre o Executivo Municipal, por intermédio da das secretarias de Governança Local e Coordenação Política (SMGOV), em conjunto com a de Parcerias (SMP) e Administração (SMAP). Os prefeitos da praça tiveram o nome publicado no Diário Oficial de Porto Alegre (DOPA).

A secretária de Parcerias, Ana Pellini, ressaltou a importância da iniciativa dos prefeitos da praça no governo Sebastião Melo, envolvendo a comunidade no cuidado com os espaços públicos. “Eles acabam cuidando do parque ou praça como o jardim de sua casa. Essa postura faz toda a diferença, pois fortalece o sentimento de cidadania”, afirma.

Nesse sentido, o secretário de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo, resgatou a realização do primeiro evento junto à programação da 47ª Semana da Restinga. "É um momento de cultura e confraternização da comunidade, que deve participar do cuidado com os espaços públicos", disse. Na região Sul, Trogildo ressaltou que a prefeitura segue fazendo a sua parte, realizando os serviços, mas contando com apoio dos moradores. "O objetivo é fomentar o sentimento de pertencimento, para que todos sejam parceiros na busca por melhorias nos locais onde vivem", complementou.

Cesar Lopes / PMPA
Executivo
Família do homenageado que nomeia trecho da Orla

Sanção de lei - Na praça Araguaia, o prefeito Sebastião Melo sancionou a lei que denomina a Orla José Augusto Corrêa Roth trecho que compreende o Sindifisco-RS e a Avenida Copacabana, no Bairro Vila Assunção. A lei de autoria da vereadora Lourdes Sprenger. O homenageado é o engenheiro, velejador e atleta de basquete José Augusto Corrêa Roth, que faleceu em 5 de fevereiro de 2020. Ele 
foi morador da Vila Assunção por 50 anos, onde com sua esposa Silvia, formou família e criaram seus filhos.

Vanessa Soares e Aline Rimolo

Lucas Barroso

Acompanhe a prefeitura nas redes