Melo faz vistoria no Sarandi e determina providências

06/12/2021 16:54
Giulian Serafim / PMPA
SERVIÇOS URBANOS
Prefeito foi até o Arroio Sarandi, falou com a comunidade e acompanhou os serviços de limpeza do local

Na tarde desta segunda-feira, 6, o prefeito Sebastião Melo vistoriou o entorno do Arroio Sarandi, na altura da avenida Sarandi com a rua Zeferino Dias, na Zona Norte da Capital. Moradores e comerciantes relataram os transtornos após o alagamento ocasionado pela chuva ao longo da madrugada.

Acompanhado de gestores dos órgãos de serviços, Melo determinou a constituição de uma força-tarefa liderada pelo Departamento Municipal de Ãgua e Esgotos (Dmae), que em curto prazo irá desassorear todo o Arroio Sarandi. “A prefeitura irá agir, porque não é possível a comunidade seguir sofrendo com esse problema histórico. Peço desculpas aos cidadãos. Vamos identificar as perdas para ressarcimento e já determinei trabalho em força-tarefa para dar respostas concretas de curto, médio e longo prazos. Como está não vai ficarâ€, reforçou Melo na conversa com a população.

A subprefeitura da região e a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) irão cadastrar as perdas dos moradores e comerciantes, para construir através da Procuradoria-Geral do Município uma mediação para ressarcir os prejuízos.

Melo também determinou às secretarias municipais de Mobilidade e Obras e Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) uma avaliação sobre a necessidade de permanência da ponte na Rua Zeferino Dias, pois ela favorece o acúmulo de lixo e o transbordamento.

Participaram da vistoria o diretor-geral do Dmae, Alexandre Garcia, o secretário de Saúde, Mauro Sparta, o adjunto de Serviços Urbanos, Vitorino Baseggio, o diretor-geral do DMLU, Paulo Marques, e a presidente da Fasc, Cátia Lara.

Mutirão - Equipes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) fizeram um mutirão de limpeza nas imediações do arroio Sarandi. Os trabalhos também foram realizados na rua Ângelo Crivellaro esquina rua Santa Isabel, nas próximo do arroio Mem de Sá, e na avenida Ipiranga esquina com rua Joaquim Porto Vilanova, entorno do arroio Dilúvio, bairro Jardim do Salso.

Com o transbordamento destes riachos, houve acúmulo de lodo e resíduos nas vias adjacentes. A expectativa é de que até o final da tarde desta segunda, 6, sejam retiradas um total de mais 20 toneladas de resíduos desses locais.

Dragagem - Para auxiliar no escoamento das águas, o Dmae finaliza a contratação de serviços de dragagem e desassoreamento de arroios, com previsão de início de 2022.

Leia mais

Chuva forte afeta sistemas de abastecimento de água e drenagem na Capital

Após as chuvas, DMLU faz mutirão de limpeza nas proximidades de arroios

Prefeitura irá limpar e retirar resíduos de mais de 73 quilômetros de arroios, valas e canais

Carol Seeger

Lucas Barroso