Melo determina celeridade na solução dos danos da enxurrada no arroio Passo das Pedras

12/12/2021 08:15
Giuliam Serafim / PMPA
EXECUTIVO
Prefeito esteve na Vila Jardim Coqueiros acompanhado de secretários municipais e gestores de diversos órgãos

Na manhã deste sábado, 11, o prefeito Sebastião Melo esteve na Vila Jardim dos Coqueiros, para averiguar a situação dos moradores afetados pelo transbordamento do arroio Passo das Pedras. Junto com a comunidade, secretários e gestores de diversos órgãos, o prefeito andou pelas ruas do local e conferiu as condições das moradias prejudicadas. O prefeito determinou urgência de todos os gestores nas ações imediatas para amenizar danos e celeridade nas soluções definitivas, como a remoção das famílias que moram nas áreas junto à beira do arroio. (fotos)

“O governo tem que olhar pra todos,  mas, especialmente, para quem mais precisa. Necessitamos ter os recursos e convencer as pessoas de que elas não podem mais viver na beira da arroio. Por isso montamos essa ação, para trazer dignidade a todos que sofrem com isso” - Prefeito Sebastião Melo.

O secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária, André Machado, vai buscar soluções de moradia para as situações de risco. “Vamos tratar desse assunto com celeridade. Queremos dar uma solução para as famílias que estão em maior vulnerabilidade, principalmente para os moradores que vivem na beira do arroio”, afirmou.

A moradora Jocelaine Mendes, que reside no local afetado, sonha em sair do local. “Faz 16 anos que a gente mora aqui e nunca fizeram nada. Eu tenho três filhos e tenho medo de perder um filho aqui. Muita gente quer sair daqui”, relatou.

Luciane Ferreira, que é uma liderança comunitária da Vila dos Coqueiros, avaliou positivamente a ação da prefeitura. “Nunca vieram aqui para resolver os problemas da comunidade. Estamos confiando nessa atitude do prefeito, estamos contando com uma solução”, destacou.

Em ação coordenada pela Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (Smgov), foram cadastradas todas as famílias atingidas. Agora, o Departamento Municipal de Habitação (Demhab), a Fundação de Assistência Social (Fasc), a Defesa Civil e a Procuradoria Geral do Município (PGM) farão a avaliação técnica para atendimento das demandas.

O objetivo é ponderar caso a caso e estudar as medidas que serão adotadas para minimizar os prejuízos e impactos. Na tarde deste sábado, serão entregues cestas básicas, colchões e cobertores para atender a principal demanda dos moradores de forma imediata. 

“É uma junção de forças de diferentes órgãos, mas com um único objetivo de amenizar os danos aos moradores dessa região que foi fortemente atingida pela chuva e pelos alagamentos. Com a liderança do prefeito e o empenho de todos, vamos atingir resultados positivos no atendimento dessas famílias”, afirmou o secretário municipal de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo.

Uma reunião de alinhamentos das ações de todos os orgãos envolvidos foi agendada para segunda-feira, 13, às 9h, no auditorio do Demhab.

Também participaram da ação o diretor-geral do Dmae, Alexandre Garcia, a presidente da Fasc, Cátia Lara, a secretária-adjunta da Habitação, Simone Somensi,  o secretário-adjunto da Segurança, major Gelson Guarda, a procuradora-geral adjunta, Cristiane Nery, o coordenador da Defesa Civil, Coronel Evaldo Rodrigues, as conselheiras do OP da região Eixo-Baltazar, Laura Elisa e Erta Regina e os vereadores Giovane Byl e Cláudia Araújo.

Ações emergenciais -  Na última segunda-feira, Melo vistoriou o trecho da avenida Sarandi com a rua Zeferino Dias, determinou providências e constituiu uma força-tarefa para desassoreamento do Arroio Passo das Pedras. Foram realizados serviços emergenciais que ainda serão intensificados com a dragagem, que deve começar no dia 3 de janeiro, e outras ações de médio e longo prazo.

Foi feita pelo Dmae uma ação emergencial de limpeza de trecho do Arroio Passo das Pedras, conhecido popularmente por Arroio Sarandi. Foram removidos resíduos próximos ao pontilhão na rua Zeferino Dias e que dificultavam a vazão das águas. Além da limpeza, o Dmae iniciou a construção de uma mureta junto às margens do arroio, na rua Rocco Aloise, entre a avenida Assis Brasil e a rua Serafim de Alencastro. O DMLU completou a retirada de 30 toneladas de entulho das vias após transbordamento do arroio Passo das Pedras. Foi realizada limpeza na avenida Sarandi e nas ruas Zeferino Dias, Itapui e Araras.

 

Adriana Corrêa

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes