Melo define medidas emergenciais para enfrentar efeitos do temporal

16/06/2023 10:20
Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Prefeito determinou a abertura do Ginsásio do Demhab para acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade

O prefeito Sebastião Melo definiu na manhã desta sexta-feira, 16, em reunião no Centro Integrado de Comando de Porto Alegre (Ceic), uma série de ações emergenciais para enfrentar os prejuízos do temporal ocorrido nesta madrugada. Melo determinou a abertura do ginásio da Associação dos Funcionários do Departamento Municipal de Habitação (Demhab) para acolher pessoas em situação de vulnerabilidade.

Também definiu como prioridade a atuação integrada com a CEEE Equatorial para garantir luz em hospitais e postos de saúde. O foco dos órgãos de serviços será a desobstrução das ruas, drenagem e abastecimento de água.

“Vamos atuar de forma integrada e com atitude para enfrentar a crise climática. Determinei aos órgãos municipais que estejam atentos para garantir atendimento de emergência e o acolhimento dos moradores de rua, desabrigados e quem mais for necessário” - Prefeito Sebastião Melo. 

O ginásio do Demhab já está aberto na rua Conde D'Eu, 66, bairro Santana, e preparado para receber 50 pessoas inicialmente. O espaço conta com equipe de acolhimento da Fasc, cama, banheiros e alimentação à disposição.

A Defesa Civil está liderando o atendimento de ocorrências para apoiar famílias e equipamentos públicos, como unidades de saúde e escolas. Em caso de emergência, os moradores devem ligar para 199 (Defesa Civil) ou 193 (Bombeiros).

Desde janeiro de 2022 o Dmae iniciou as ações de dragagem de arroios, bacias e valas de Porto Alegre. Cerca de 80% do Arroio Dilúvio já foi dragado, o que tem auxiliando muito no escoamento das águas da chuva. 

O Dmae também realizou mutirão de desobstrução de redes, galerias e valas que escoam água para o Guaíba no entorno do Hospital Mãe de Deus, não tendo registro de alagamentos na área. Outras ações incluem limpeza de bocas de lobo, reconstrução e hidrojateamento de redes obstruídas.

Atualização 10h

Atendimento às famílias

Além do acolhimento no Ginásio do Demhab, a prefeitura atende famílias em situação de vulnerabilidade em outras regiões. Outras 30 famílias do Túnel Verde, na Ponta Grossa, irão para o Ginásio da Arco - Clube dos Correios, na Estrada Retiro da Ponta Grossa.

Serviços Urbanos

O sistema 156 registrou mais de 160 pedidos de recolhimento de galhos ou árvores caídas até as 10h. As equipes de manejo arbóreo estão priorizando as ocorrências em que há bloqueio no trânsito.

Trânsito

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) liberou 27 bloqueios nas vias públicas, de um total de 89 ocorrências ocasionadas por queda de árvores, postes ou acúmulo de água em razão do temporal que atingiu a Capital. Seguem em atendimento 62 ocorrências.  A Zona Sul é a região mais atingida.

Em relação aos semáforos, a EPTC registrou 68 conjuntos semafóricos fora de operação. Destes 36 estão em atendimento, 25 aguardando a CEEE Equatorial e 7 pendentes de vistoria do problema para voltarem a operar. 

Educação

Conforme a Smed, 22 escolas da rede mantiveram atendimento normal. 

Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde informa que diversas unidades de saúde estão com dificuldades em manter o pleno atendimento aos usuários. Confira:

Atendimento normal - Modelo, Santa Tereza, Cruzeiro do Sul, Santa Marta, Graciliano Ramos, Divisa, São Gabriel e Aparício Borges, além da Farmácia Distrital Modelo e Farmácia Distrital Santa Marta.

Fechadas - Morro dos Sargentos, Lami, Paulo Viaro, Laranjeiras, Esperança Cordeiro, Vila Elizabeth, Ilha da Pintada, Ipanema e Farrapos, totalizando nove unidades de saúde. Não há previsão de retorno às atividades normais nesta sexta-feira. 

Urgência e emergência

UPA Moacyr Scliar (Zona Norte) – Registra queda da cerca externa, sem interferência no fluxo de atendimentos. A equipe de manutenção do Grupo Hospitalar Conceição foi acionada e está trabalhando no local.

Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul – Nesta manhã, opera provisoriamente com auxílio de um gerador. A equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que atua no local também está com atendimento restrito temporariamente.

Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) - O atendimento segue normal.

Pronto Atendimento Bom Jesus e o Pronto Atendimento Lomba do Pinheiro - Atendimento normal, bem como o Hospital de Pronto Socorro (HPS), que funciona com gerador de energia desde 1h30. O gerador tem energia para dois dias.

Defesa Civil 

- Bairro Glória: queda de muro entre lindeiros, com residências próximas desocupadas preventivamente;
- Bairro Passo D’Areia: Queda de árvore sobre residência, sem vítimas.
- Bairro Bom Jesus: entrega de 1kit lona.
- Bairro Santana: Água fluvial invadiu a casa.
- Vila Coqueiros: Residência de dois pisos, alvenaria com rachaduras e vigas desalinhados. Ninguém em casa, local foi isolado com fitas.
- Bairro Três Figueiras: Desbarrancamento em uma obra com desmoronamento de piscinas.
- Bairro Cascata: Apoio aos Bombeiros no atendimento de desabamento com vítima ferida com escoriações, sendo atendida pelo SAMU. Não confirmou soterramento.
- Arroio Rincão transbordou próximo ao número 4440 da Costa Gama.

Água

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) informa que 49 estações de tratamento e bombeamento de água tratada estão com impacto no funcionamento neste momento, o que ocasiona falta de abastecimento em 80 bairros: Aberta dos Morros, Agronomia, Anchieta, Auxiliadora, Belém Novo, Belém Velho, Boa Vista, Boa Vista do Sul, Bom Fim, Bom Jesus, Camaquã, Campo Novo, Cascata, Cavalhada, Centro Histórico, Chácara das Pedras, Chapéu do Sol, Cidade Baixa, Coronel Aparício Borges, Costa e Silva, Cristal, Cristo Redentor, Espírito Santo, Extrema, Farrapos, Floresta, Glória, Guarujá, Higienópolis, Hípica, Humaitá, Independência, Ipanema, Jardim Botânico, Jardim Carvalho, Jardim Europa, Jardim do Salso, Jardim Itú, Jardim Leopoldina, Jardim Lindóia, Jardim Sabará, Jardim São Pedro, Lageado, Lami, Lomba do Pinheiro, Mário Quintana, Medianeira, Menino Deus, Mont’Serrat, Morro Santana, Navegantes, Partenon, Parque Santa Fé, Passo D’Areia, Pedra Redonda, Petrópolis, Pitinga, Ponta Grossa, Protásio Alves, Restinga, Rio Branco, Rubem Berta, Santa Cecília, Santa Maria Goretti, Santa Rosa de Lima, Santana, Santo Antônio, São Caetano, São Geraldo, São João, São Sebastião, Sarandi, Serraria, Três Figueiras, Tristeza, Vila Assunção, Vila Ipiranga, Vila Jardim, Vila Nova, Vila São José.

Leia mais:

Equipes da prefeitura trabalham para minimizar danos do temporal

Gonçalo Valduga

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes