Melo conhece novas soluções para mobilidade urbana na sede da Marcopolo
O prefeito Sebastião Melo esteve na sede da Marcopolo, em Caxias do Sul, na tarde desta sexta-feira, 22, onde conheceu a linha de produção da empresa, além das novas tecnologias e alternativas desenvolvidas para a mobilidade urbana, com foco na sustentabilidade. Soluções para o trânsito do Centro Histórico da Capital também foram traçadas.
No encontro, foram apresentadas alternativas para implantação do sistema de Veículo Leve Sobre Trilho (VLT), com veículos leves movidos à eletricidade, que garantem deslocamento simples, ágil e barato. O projeto foi apresentado pelo diretor de Relações Institucionais da Marcopolo, Ruben Bisi, e pelo business head da empresa de inovação do Grupo Marcopolo, Petras Amaral. Após reunião, um novo encontro entre as equipes técnicas da administração municipal e Marcopolo foi agendado para os próximos dias.
“Esta é mais uma alternativa moderna de transporte sustentável, que pode ser adotada em Porto Alegre. Estamos estudando diferentes soluções para integrar cada vez mais o nosso sistema de transporte. A tecnologia embarcada pela Marcopolo é destaque no mundo todo. Hoje, depois do enfrentamento à pandemia, o maior desafio dos gestores é a mobilidade urbana”, destacou o prefeito.
Denominado como Prosper VLT, o veículo pode ser destinado para o transporte urbano e turístico. A composição conta com embarque em nível e foi desenvolvida para atender os mais diversos projetos de transporte ferroviário de passageiros. Também foi projetado com foco em baixos custos de implementação ou recuperação de sistemas existentes e de operação. Um veículo de quatro carros pode levar até 760 passageiros. Em agosto, o prefeito já havia visitado a zona portuária do Rio de Janeiro, onde também teve acesso ao sistema de VLT Carioca, que foi implementado no local.
Melo foi à Serra acompanhado do secretário municipal de Planejamento, Cezar Schirmer. Também participaram da agenda os deputados Gabriel Souza e Carlos Búrigo.
Frota na Capital – A parceria entre a Prefeitura de Porto Alegre e a Marcopolo vem de longa data. Desde a década de 50, a Capital já conta com a circulação de ônibus da empresa. Hoje, a Carris possui na frota 154 ônibus com carroceria Marcopolo. Atualmente, a empresa é responsável por quase metade da produção nacional de carrocerias de ônibus, sendo a maior encarroçadora da América Latina e terceira maior do mundo.
Lissandra Mendonça