Melo cobra apoio do governo federal para projetos prioritários de Porto Alegre

19/10/2023 14:39
Mateus Raugust/PMPA
EXECUTIVO
Prefeito solicita o desentrave de pendências existentes com programas federais

O prefeito Sebastião Melo manifestou, nesta quinta-feira, 19, que o Brasil precisa ampliar as políticas públicas de enfrentamento às crises climáticas, retirar o peso dos municípios sobre o atendimento em saúde e dividir responsabilidades na melhoria do transporte público. Ele esteve na Caravana Federativa, na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), para solicitar ao Ministério das Relações Institucionais o desentrave de pendências existentes com programas federais. 

Para Melo, municípios, estados e União necessitam trabalhar em políticas para enfrentar os desastres climáticos.

“Porto Alegre tem hoje 82 mil pessoas vivendo em 142 áreas de risco. Precisamos de uma política urbana mais concreta com prevenção, mitigação e recuperação para as áreas de risco” - Prefeito Sebastião Melo. 

O chefe do Executivo Municipal acrescenta que 75% dos brasileiros são atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas há 30 anos a tabela não é reajustada. “Você não contrata nenhum serviço hoje em qualquer município sem incentivo municipal, seja das santas casas ou de parceiros filantrópicos”, argumenta. 

Em relação ao “SUS do transporte coletivo”, Melo lembra que o sistema quebrou antes da pandemia e se agravou ainda mais depois dela. “Não existe cidade média ou grande que não coloque pesados recursos para subsidiar o serviço. Os prefeitos precisam colocar dinheiro público em um sistema falido e com ônibus defasados”, conclui o gestor. 

A prefeitura mantém projetos em integração com o governo federal nas áreas de educação, drenagem e saneamento, saúde, habitação e cultura. A gestão também está mobilizada para aproveitar todas as oportunidades de enquadramento no Novo PAC Seleções até 10 de novembro. Ainda resta pendente e no aguardo de solução a remoção de 700 famílias para a conclusão da obra da segunda ponte do Guaíba.

Gonçalo Valduga

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes