Melo apresenta soluções da capital da inovação no Gramado Summit

13/04/2023 19:20
Mateus Raugust / PMPA
Executivo
Prefeito reforçou o compromisso com a transformação digital para entregar melhores serviços aos cidadãos

O prefeito Sebastião Melo apresentou nesta quinta-feira, 13, as soluções implementadas pela prefeitura para tornar Porto Alegre a capital da inovação. Entre as principais medidas, citadas em palestra no Gramado Summit, está a redução de tributos como o Imposto Sobre Serviços (ISS), sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e sobre a transmissão de bens imóveis (ITBI) para apoiar as startups e estimular o desenvolvimento de tecnologia de ponta.

"Nossa cidade vive momento especial com um ambiente de negócios consolidado e que é referência no país. A inovação é o ponto de partida para melhorar a vida das pessoas que mais precisam" - Prefeito Sebastião Melo.

Outras medidas exitosas relacionadas foram o Telessaúde, que usa a tecnologia para diminuir a fila de espera por consultas e exames, e o Marco Legal das Startups, que faz da cidade um "laboratório vivo" para novas empresas testarem produtos e soluções. "A gestão da cidade está compromissada com a transformação digital para entregar melhores serviços aos cidadãos", completa Melo.

O prefeito também anunciou que quer levar esta trajetória positiva da cidade para o Gramado Summit, um dos maiores eventos de inovação do Rio Grande do Sul, com a colocação de um estande da prefeitura na edição 2024. "O prefeito assumiu o compromisso de trazer uma embaixada da prefeitura para que possamos aprofundar as relações que temos com a Serra, com Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Flores da Cunha. Queremos trabalhar juntos para construir este bioma consolidado de tecnologia e que irá alavancar todos os ecossistemas de inovação", acrescenta o secretário municipal de Inovação, Luiz Carlos Pinto.

Evento - O Gramado Summit é um evento de imersão no universo do ecossistema de inovação. Realizado entre 12 e 14 de abril, a edição deste ano conta com a participação de 500 empresas expositoras e 350 palestrantes para debater sobre empreendedorismo, inovação e tecnologia. São sete palcos simultâneos, com vendas, comunicação, finanças, investimento, saúde, empreendedorismo social, startups e inovação no setor público. A expectativa de público é de 12 mil pessoas nos três dias.

 

Gonçalo Valduga

Gilmar Martins