Melo apresenta ações de transição energética em painel da COP30
O prefeito Sebastião Melo participou na tarde desta segunda-feira, 10, do painel “Cidades Sustentáveis”, no primeiro dia da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), em Belém do Pará. O painel, realizado na Ernst&Young House, abordou o planejamento urbano e as redes elétricas como infraestrutura crítica frente aos eventos climáticos extremos.
Entre os temas levados pelo prefeito estiveram o novo Plano Diretor, enviado à Câmara Municipal e que coloca a neutralidade de emissões e a adaptação climática como objetivo central do desenvolvimento urbano. Segundo Melo, a cidade também fortaleceu políticas de mobilidade de baixo carbono, com processo para a aquisição de 100 novos ônibus elétricos, implantação de terrários urbanos reconhecidos internacionalmente, plataformas públicas de monitoramento da arborização, a recuperação do Viveiro Municipal e o plantio de mais de 20 mil novas árvores.
“O aquecimento global é verdadeiro e real. É necessária uma aliança sintonizada para a construção de medidas justas de eficiência energética. Em Porto Alegre, gastamos anualmente R$ 20 milhões para os cuidados dos focos de lixo. O poder público tem o compromisso de destinar recursos, mas a sociedade também precisa fazer a sua parte para uma transição energética verdadeira” - Prefeito Sebastião Melo.
Durante a primeira passagem na conferência, Melo tem reforçado a importância da realização da COP30 em território nacional e a experiência de Porto Alegre em adaptação climática, a partir da execução de obras de reconstrução com a qualificação de casas de bombas, diques e comportas, além do Plano de Ação Climática (PLAC) da Capital gaúcha, que é referência para o País.
Lideranças - Pela manhã, Melo esteve presente na abertura do evento e se encontrou com lideranças políticas como o ministro das Cidades, Jader Filho, o governador do Maranhão, Carlos Brandão, e o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto.
Porto do Futuro - No final da tarde, o prefeito realizou uma visita técnica ao Porto do Futuro, projeto de requalificação urbana e adaptação climática que moderniza a área portuária da capital paraense. A iniciativa amplia a capacidade operacional do porto, cria novos espaços de convivência e incorpora soluções sustentáveis para enfrentar cheias. O modelo é considerado referência nacional e inspira outras cidades na preparação para a economia verde.
Também participam da COP30, o secretário do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Germano Bremm, a chefe de Gabinete, Carolina Seeger, e a diretora de Projetos e Políticas de Sustentabilidade da Smamus, Rovana Reale.
Leia mais:
Prefeito de Porto Alegre apresenta ações de reconstrução e adaptação climática na COP30
Lissandra Mendonça

