Marchezan sanciona lei que autoriza contratações temporárias para o Dmae

16/07/2020 18:14
Jefferson Bernardes/PMPA
DMAE
Contratados vão suprir funcionários afastados em razão da pandemia e garantir operações do Departamento

O prefeito Nelson Marchezan Júnior sancionou, nesta quinta-feira, 16, o projeto de lei do Executivo que autoriza o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) a contratar, em caráter temporário, 49 profissionais para garantir os serviços e a operação durante a pandemia do novo coronavírus. As contratações são pelo prazo de 120 dias e podem ser prorrogadas pelo mesmo período. A proposta foi aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal no dia 22 de junho. 

Esta medida é necessária para suprir os profissionais da autarquia que estão afastados por terem mais de 60 anos e estarem no grupo de risco da Covid-19. Segundo dados do Dmae, 23 servidores que atuam diretamente nas atividades funcionais das gerências de Tratamento de Água e de Tratamento de Esgoto têm 60 anos ou mais. Neste mês, outros quatro completam 60 anos.

“Do quadro total do Dmae, 14% dos servidores estão afastados por estarem no grupo de risco. O abastecimento de água e o tratamento de esgoto são essenciais, e não podemos correr o risco de comprometer os serviços neste momento”, afirma Marchezan. 

O diretor-geral do Departamento, Darcy Nunes dos Santos, explica que as contratações temporárias são necessárias para manter a operação de seis Estações de Tratamento de Água e dez Estações de Tratamento de Esgoto, além dos controles analíticos e ambientais e atividades de manutenção industrial das unidades operacionais (Estações de Tratamento de Água, Estações de Tratamento de Esgotos, Estações de Bombeamento de Água Bruta, Estações de Bombeamento de Água Tratada e Estações de Bombeamento de Esgotos).

Processo seletivo - O Dmae está autorizado a contratar 40 técnicos em tratamento de água e esgotos, um fresador, dois operadores de máquinas especiais, cinco soldadores industriais e um técnico industrial.

O recrutamento do pessoal será por meio de processo seletivo, considerando titulação e experiência profissional, com critério, pontuação e prazos a serem estabelecidos em edital que será publicado no Diário Oficial Eletrônico de Porto Alegre (DOPA-e).

  

 

Lissandra Mendonça

Rui Felten