Marchezan participa de solenidade de inauguração da nova ponte do Guaíba

10/12/2020 12:54
Cesar Lopes/PMPA
EXECUTIVO
Entrega da obra, que vai ampliar ligação da Região Metropolitana ao Sul do Estado, teve a presença do presidente Jair Bolsonaro

O prefeito Nelson Marchezan Júnior participou, na manhã desta quinta-feira, 10, da inauguração do eixo principal da nova ponte do Guaíba. A obra vai ampliar a interligação da Região Metropolitana de Porto Alegre com o Sul do Estado, proporcionando uma conexão sobre o Delta do rio Jacuí, sem as interrupções diárias que ocorrem na antiga ponte para a passagem de embarcações. A cerimônia, que ocorreu em um dos vãos, contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro e do governador Eduardo Leite, além de ministros, secretários de Estado, prefeitos, parlamentares e empresários.

As obras da nova ponte, que se iniciaram em 2014, já receberam investimentos superiores a R$ 869 milhões. Com 12,3 quilômetros de extensão, incluindo viadutos e os ramos de acesso, a obra interliga o eixo Norte e Sul da rodovia BR-116/BR-290. A expectativa do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) é que aproximadamente 50 mil veículos irão trafegar diariamente pela nova travessia do Guaíba, ajudando na solução dos problemas com engarrafamentos enfrentados na Região Metropolitana.

Liberação parcial - Inicialmente, a liberação do fluxo de automóveis pela ponte será parcial, pois ainda precisa ser concluído o acesso que fará a ligação entre as avenidas Dona Teodora e Voluntários da Pátria, no bairro Humaitá. Não há estimativa de prazo para o término dessas obras.

A nova ponte do Guaíba atravessa o Parque Estadual Delta do Jacuí, uma Unidade de Conservação Ambiental. Os programas ambientais nortearam ações de mitigação, controle e monitoramento para assegurar a qualidade ambiental das áreas impactadas. A construção é realizada sobre a água com peças pré-moldadas.

Após a liberação da nova ponte ao tráfego, o foco será na ligação entre as avenidas Dona Teodora e Voluntários da Pátria. Uma nova alça permitirá que motoristas acessem ou saiam de Porto Alegre pela BR-290/RS, evitando a avenida Castelo Branco. Para fazer essa conexão, serão realocadas 603 famílias que hoje residem nas comunidades Areia e Tio Zeca.

 

 

Paulo Ricardo Fontoura

Rui Felten