Marchezan participa de homenagem ao general Miotto na Câmara Municipal

28/11/2019 19:36
Joel Vargas / PMPA
Executivo
Prefeito cumprimenta o comandante militar do Sul pelo título de Cidadão de Porto Alegre

O general de Exército Geraldo Antonio Miotto, comandante militar do Sul, recebeu o título de Cidadão de Porto Alegre, na tarde desta quinta-feira, 28, em solenidade na Câmara Municipal com a presença do prefeito Nelson Marchezan Júnior e da primeira-dama do Município, Tainá Vidal. O ato, presidido pelo vereador João Bosco Vaz, lotou as galerias do Plenário Otávio Rocha.   

Emocionado e afirmando estar orgulhoso com a distinção, o general disse que a homenagem não é apenas para ele, mas também "para os militares que estão na BR-116 fazendo a estrada ou para os soldados que estão cumprindo suas tarefas nos quartéis". "Esta homenagem é para esta farda, para todo o nosso Exército Brasileiro, que data de 1648, na Batalha de Guararapes; o Exército que lutou contra os invasores", acrescentou, lembrando Caxias e seu legado. 

Trajetória - Natural de São Marcos (RS), o general Miotto ingressou em 28 de fevereiro de 1972 na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas (SP), sendo declarado aspirante-a-oficial da Arma de Cavalaria em 14 de dezembro de 1978. Realizou também o Curso de Estado-Maior, na Escuela Superior de Guerra, na Argentina, e o Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra, na cidade do Rio de Janeiro.

Ele comandou o 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, em Passo Fundo, e o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de Porto Alegre. Como oficial-general, comandou a 8ª Brigada de Infantaria Motorizada, foi assessor militar na Escola Superior de Guerra e chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Leste, comandou a 3ª Divisão de Exército e exerceu os cargos de secretário executivo do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República e foi vice-chefe do Departamento-Geral do Pessoal.

Participaram da homenagem, proposta pela vereadora Mônica Leal, o ex-governador do Estado Jair Soares; o vice-presidente do Tribunal de Justiça do RS, desembargador Túlio Martins; o procurador-geral de Justiça do RS, Fabiano Dallazen; o subdefensor público-geral do Estado, Antônio Flávio de Oliveira; a presidente do Tribunal Regional Eleitoral do RS, desembargadora Marilena Bonzanini; o presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, desembargador federal Victor Luiz dos Santos Laus; o procurador-chefe substituto da Procuradoria Regional da República da 4ª Região, Luiz Carlos Weber; o ex-chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas e ex-comandante Militar do Sul, general de Exército José Carlos de Nardi; o chefe do Estado-Maior da Ala 3, coronel aviador Avedis Roberto Balekian; o presidente do Tribunal de Justiça Militar, desembargador militar Paulo Roberto Mendes Rodrigues; e os vereadores Cassio Trogildo, Engenheiro Comassetto, Cassiá Carpes, Valter Nagelstein, Comandante Nádia, Cláudia Araújo, Luciano Marcantônio, Moisés Barboza e Reginaldo Pujol, além de oficiais e praças das Forças Armadas e representantes de entidades. 

  

 

Paulo Fontoura

Rui Felten