Marchezan e empresários definem parceria para conscientizar a população sobre Covid-19

07/08/2020 21:15
Anselmo Cunha / PMPA
Executivo
Prefeito conversou com representantes de vários setores em oito reuniões virtuais

As entidades que representam os principais setores produtivos da Capital farão uma campanha para conscientizar a população sobre os efeitos da pandemia do novo coronavírus e ajudarão a difundir a ideia de testagem dos porto-alegrenses. As ações serão alinhadas com a prefeitura e deverão ser definidas e efetivadas na próxima semana. Isso ficou acertado em uma série de reuniões virtuais conduzidas pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior, na tarde desta sexta-feira, 7, na Sala de Situação do Centro Integrado de Comando da Cidade (Ceic).

Cada encontro durou em torno de 30 a 60 minutos. Marchezan conversou com representantes dos segmentos de bares e restaurantes, supermercados, academias, shoppings e de entidades empresariais. Fizeram parte da pauta uma análise sobre a situação da pandemia na cidade, projetos para as próximas semanas, a retomada organizada e gradual de algumas atividades e a campanha de testagem da população. Durante todo o dia, ocorreram oito reuniões virtuais, incluindo construção civil e comércio, pela manhã, e gestores de imobiliárias e academias, à tarde. Marchezan informou que um decreto com as novas regras de reabertura gradual de atividades deve ser publicado nos próximos dois dias.

“O cenário hoje é diferente porque estamos estabilizados, mas o nosso problema segue sendo o alto número de leitos de UTI ocupados. Em relação a outras cidades do mundo, no comparativo leitos por habitantes, estamos bem ranqueados. No país, só perdemos para Recife. O próximo passo, dentro do conceito de união, é buscarmos juntos a retomada de algumas atividades, e queremos contar com a ajuda dos setores para campanhas de conscientização da população e de testagem” - Prefeito Nelson Marchezan Júnior. 

O vice-presidente da Associação Gaúcha dos Supermercados (Agas), Cláudio Zaffari, diz que o setor sempre foi parceiro no combate à Covid-19 e tem seguido todos os protocolos de segurança. “Temos de entender este novo balanceamento proposto. Avaliar o que vem sendo feito e buscar as mudanças e adaptações necessárias”, salientou. Ele lembra que o horário de atendimento determinado pela prefeitura para o funcionamento dos supermercados  mostrou-se eficiente. “O que está sendo difícil são as restrições no número de vagas nos estacionamentos. Há reclamações dos nossos clientes”, pondera, enfatizando, porém, que as empresas seguirão em comunicação alinhada com a prefeitura. 

De acordo com o presidente do Sindilojas, Paulo Kruse, as entidades já estavam se reunindo para buscar alternativas e pensar em uma campanha publicitária que auxilie a conscientizar a população. “Vamos aprofundar o tema na próxima semana com os departamentos de comunicação e marketing das entidades, para que a ideia seja viabilizada o mais breve possível", afirma Kruse. Ele diz também que a Fecomércio adquiriu testes e pode colocar toda a sua estrutura à disposição para ações junto à população.


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Paulo Fontoura

Rui Felten

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